A criança de 5 anos não gosta muito de contos de fadas, ou de coisas maravilhosas em excesso, gosta de histórias do dia-a-dia, que tenham a ver com família, com a vida como ela é realmente, em suas cenas domésticas.
Descobriu o seu mundo, é uma pessoa caseira, mas o lar ainda lhe exige atenção, pois a familia mesmo é algo a se descobrir constantemente.
Pode usar linguagem de bebê ao falar com outra criança mais nova, irmã, irmão, ou não. Gosta que os pais lhe contem de quando é mais pequena, isso ajuda-a a libertar-se da infância e a identificar-se mais com o mundo em que está agora.
Não é madura ainda para abstrair situações, tem um relacionamento com o mundo da sua forma.
Apresenta forte sentido de possse, gosta do que é seu e tem orgulho de possuir. Cuidado para não confundir isso com egoísmo, pois essa criança tem tendência em referir-se a sua pessoa, mas não é agressiva. Gosta de falar do seu mundo e das coisas que conhece, que lhe são familiar. Para isso quando formos trabalhar conceitos que possam ser novos a ela é interessante que lhe familiarizemos primeiro. Ela demonstrará curiosidade sobre o que não conhece ainda, tentando entender e então fará muitas perguntas, como o que é, para que serve, do que é feito, como funciona, etc.
Costuma pedir ajuda quando sente necessidade, gosta de ter pequenas responsabilidades e privilégios que possa realizar. É bom então começar já com o ajudante do dia e ter algumas premiações para cada realização da criança, eu sempre uso as estrelinhas, mas depende da equipe pedagógica da escola.
Esse ano, como estava com o 4° ano eu fiz uma reformulação das estrelas, vou contar como foi...
0 comentários:
Postar um comentário