Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

domingo, novembro 05, 2006

Não acredito, por diversas razões, que se tenha que esperar que a criança esteja pronta para aprender a ler e a escrever, considero importante o trabalho do professor para proporcionar essa prontidão. Atividades de esquema corporal, coordenação visomotora, discriminação auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa, orientação temporal e espacial e o desenvolvimento da linguagem oral são fundamentais nesse período de preparação para a escrita. Em algumas escolas a prontidão é trabalhada juntamente com a leitura e a escrita, nada impede que isso ocorra com sucesso, mas é necessário sempre avaliar a turma antes para saber como e quando agir em favor de auxiliar a criança no seu processo de construção do aprendizado.
Algumas atividades - esquema corporal
Têm como objetivo propiciar que o aluno identifique as partes do próprio corpo e suas funções.
(Interdisciplinar com Ciências, História, Valores Humanos, Geografia, Matemática e Artes)

Atividades variadas que promovam a identificação e nomeação das partes e órgãos do corpo.

Veja as músicas abaixo clicando no link... http://musicascomatiaerika.blogspot.com

Músicas:"Cabeça, ombro, joelho e pé" , "Fui ao mercado", "Da ladeira abaixo vem a formiguinha", "Meu boneco de lata" ( Fazer o boneco com sucatas.)

Questionar com os alunos a diferença entre o corpo dos meninos e das meninas.

  • Mostrar em transparência ou com auxílio de datashow um corpo de menino e outro de menina, lado a lado, uns vestidos e outros nus.
  • Levar os alunos a perceberem se a figura é menino ou menina. Questionar como sabem, com roupa e sem roupa.
  • Comparar:
  • cor do cabelo,
  • tipo do cabelo,
  • cor dos olhos,
  • cor da pele,
  • altura,
  • roupa,
  • calçados,
  • acessórios,
  • etc.

Recortar e colar meninos e meninas diferentes. Pode-se usar poemas como "Diversidade" de Tatiana Belinsky, para fazer um mural - sugestão da professora Leoana.

Conversar sobre os cuidados que temos que ter com o nosso corpo.

Promover atividades em que os alunos precisem usar os nomes dos colegas. (Ver esse tópico mais explicado posteriormente.)

  • Círculo do nome
  • "Se eu fosse um peixinho"
  • Entrega de crachás

Explicar que as crianças são diferentes, mas têm os mesmos direitos.

Quebra-cabeças com o desenho do corpo humano de menina e menino.

Trabalhar expressões fisionômicas:

  • fazer as expressões: feliz, zangada, triste, pensativa, com sono, duvidando, cansada com as crianças e pedir que desenhem expressões alegre, chorando, triste e zangada. Pedir que coloquem nariz, sombracelhas e orelhas (comumente esquecem).

Brincar de estátua: quando a música parar uma criança tenta fazer alguém rir. Se conseguir a criança que riu será a próxima a tentar fazer outra rir. Essa brincadeira pode ser demorada, dependendo do número de alunos, pode-se então, fazê-la durante uma semana, para que todos possam brincar.

No caderno de desenho pedir que contornem as mãos e os pés, com lápis e cubram o contorno com giz de cera. Depois fazem as unhas. Podem também cobrir as mãos com barbante ou lã colorida, cascas de lápis, bolinhas de papel, quadrinhos de EVA, etc, fazer acessórios como anéis, pulseiras, luvas e relógios. Podem ainda escrever dentro da mão palavras que expressem o que podemos fazer com nossas mãos que é bom. A professora escreve no quadro e os alunos copiam. Se for ano de Copa, podem pintar as mãos de verde e amarelo e fazer leques. Se for assim o contorno deverá ser feito na cartolina e as mãos esquerda e direita coladas juntas, uma de frente para a outra. Então o aluno pintara a palma de uma mão e as costas de outra. Com os pés pode-se fazer um "caminho do bem", com palavras escritas nos pés que mostrem que vamos pelo bom caminho, como por favor, obrigado, respeito, amizade, amor, etc. Também é possível fazer uma árvore, usando os recortes dos pés como caule e as mãos como folhas. Fica lindo!!!

Na roda da conversa podemos fazer uma atividade por dia, no início do ano letivo, ou conforme as atividades forem acontecendo. É importante que tenha sentido para a criança.

  • Descreva-se: cor dos olhos, cabelo, pele, tamanho, tipo de cabelo, etc.
  • Diga o seu nome completo e idade.
  • Fale do que mais gosta de brincar.
  • Fale os nomes do papai e da mamãe.
  • Fale do que mais gosta de comer.
  • Onde você mora?
  • Fale a sua cor preferida.
  • Fale o seu telefone.
  • Fale sobre o trabalho da mamãe.
  • Fale seu desenho preferido.
  • Fale sobre o trabalho do papai.
  • Qual é o animal que você mais gosta?

Essas atividades podem ser avisadas com um dia de antecedência para que as crianças possam trazer seus dados corretos, figuras, etc.

Fazer o corpo humano desenhando, recortando e colando, modelando.

No desenho, escolha duas crianças para fazerem uma o contorno do corpo da outra e as duas juntas fazerem os órgãos e as roupas. Depois compare com a turma o tamanho do desenho no papel pardo e o outro no caderno. São duas formas diferentes de se representar o corpo humanos através de desenho, uma em tamanho real, a outra em tamanho reduzido.

Simetria:

  • recorte de uma pessoa que esteja de frente, ou figura recortada ou mimeografada.
  • dividir o recorte ou a figura ao meio na vertical com os alunos e pedir que eles observem e nomeiem as partes simétricas do corpo.

Essas atividades podem ser sequenciais, mas não necessariamente ocupar todas as aulas com elas. Intercale-as com as de leitura e escrita.

Avaliação:

  1. desenho do corpo (diagnóstica),
  2. desenho do corpo (orientado),
  3. desenho do corpo (sozinho),
  4. desenho do corpo com cenário. Pode-se escolher uma data comemorativa que coincida com a avaliação.