EDUCAR
É necessário que as instituições de educação infantil incorporem as funções de educar e cuidar, associadas a padrões de qualidade, que considerem as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais, nas interações e práticas sociais para a construção de uma identidade autônoma. A instituição precisa ter papel socializador, que propicie o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. Educar, nesse contexto, significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Nesse processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.