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"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

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"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

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Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

domingo, março 09, 2008

Oi pessoal!!! Estou cheia de novidades e sem muito tempo!
Ih! Isso está virando um mantra, acho melhor mudar...
Estou com novidades para contar e vou construir tempo para isso e muito mais!
Hum, bem melhor agora!
Recebi dois convites magníficos. Assim que os dois estiverem concretizados eu conto. Não que eu acredite em olho gordo, mas prefiro ter certeza, até mesmo para não alimentar a minha alma de ilusões.
Agradeço o carinho de muitas professoras que me escrevem, umas pedindo ajuda, outras não. Todas vocês me dão ânimo sempre que penso em voar para longe...
Algumas professoras me pediram auxílio para o trabalho com o alfabeto e os numerais. Como trabalhei com turma de 7 anos por muito tempo e agora estou com a de 6, é nelas que me fundamentarei, certo?
Penso que nada melhor para se iniciar o trabalho do que contextualizá-lo. Comecei discutindo com as crianças o que era número, desenho e letra. Depois onde encontramos os números em sacolas, livros, na própria escola, etc. e conversamos para quê eles servem, considerando o local onde estão. Se um número estiver na lista telefônica, ele tem a mesma utilidade do que está no short do uniforme? E o número da casa para que serve. Em seguida, pedi que brincassem de escrever os números que conhecem. Como eles ainda não sabem escrever, logo dizem... "Mas eu não sei..." Por esse motivo, falo que estamos brincando, assim, eles não sofrem para fazer e acham divertido.
Depois mostraram os números para os colegas, falaram de onde os numerais eram e para que serviam.
Também desenharam onde podemos encontrar os números.
Após essa atividade trabalhamos os números na data, nas contagem das letras dos nomes, na quantidade de alunos, etc.
Gosto do livro do Dante. Considero-o com atividades pertinentes e bem sistematizadas.
Sobre o alfabeto, o primeiro objeto de estudo é o nome deles. Depois uso histórias e músicas conhecidas. Mas não fico inventando muita coisa, aproveito o que usamos todos os dias, como a música do início da aula, a do calendário, de alguma data comemorativa.
Colocamos os nomes em ordem alfabética, usamos as letras para escrita colaborativa, onde eu sou escriba. Essas atividades são muito boas, porque as crianças precisam pensar que letra usar. E como já trabalhamos com os nomes próprios, sabem que se uma letra estiver fora do lugar, não dá para entender o que está escrito... Também fazemos bingo, caça-palavras, jogos...
De tudo penso que o que mais faz a diferença é o fazer junto.
Dar a atividade e deixar a criança fazer sozinha para depois corrigir, só em atividade avaliativa e mesmo assim, com restrições da minha parte... Faço porque preciso!
Espero que no pouco tempo que tenho, possa ter ajudado um pouco.
Semana que vem posto meu planejamento.
Então podemos partilhar mais informações.
Beijos.