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"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

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"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

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Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

sábado, janeiro 26, 2008

Tensão


Sua personalidade nessa fase dependerá muito de como descarrega sua tensão. A maioria descarrega as tensões antes de dormir. Umas ainda podem chupar o dedo, outras dormem rápido, mas recorrem a objetos que a protejam, lençóis, cobertores, almofadas ou animais. É a idade em que a criança costuma adotar uma fralda, ou um paninho para cheirar antes de dormir e normalmente dorme agarrada a ela.
Roer as unhas, coçar o nariz, chupar o dedo, ou qualquer outro movimento que leve a mão ao rosto e principalmente à boca, é comum nessa idade.
As crianças que não descarregam dessa forma a tensão costumam fazê-lo com a mãe. Ficam teimosas e contrariantes, choronas e birrentas, hiperativas e barulhentas. Chegam a se aproveitar de um pequeno estrago em um brinquedo para o destruírem completamente.
Roupas


É comum pais reclamarem que os filhos conseguem se vestir sozinhos, mas dizem que não querem fazê-lo. A verdade é que as crianças não costumam demorar para atender se é pedido que se vistam. Mas pode-se facilitar-lhe a tarefa se forem colocadas as roupas para ela em cima da cama, separadas. Ela já consegue abotoar todos os botões e gosta, ela mesma, de amarrar os sapatos, embora por vezes, esses ainda fiquem com os laços frouxos. Também podem vestir suas roupas pelo avesso.

Costumam se vestir mais rapidamente se têm a perspectiva de um prêmio, ou de um passeio. Algumas mães, dividem os dias da semana entre os de responsabilidade dela e os dos filhos, em colocar a roupa, marcando-os no calendário. Assim as crianças sentem-se motivadas à consultar o calendário, aprendendo a utilizá-lo como forma de registro e orientação temporal. As crianças precisam de orientação para realizar essa atividade, mas não precisa que a façam por ela.
Mesmo as meninas mais vaidosas não costumam ter muito cuidado com as roupas, por vezes podem se sujar e não costumam cuidar da roupa que tiram quando vão se trocar ou tomar banho.



Banho

A criança ainda não é capaz de preparar seu banho sozinha, mas gosta de ajudar, principalmente a lavar as mãos e os joelhos. Pode ficar distraída a lavar uma parte do corpo repetidas vezes, precisando que lhe lembrem das outras partes. Algumas mães não têm paciência e acabam elas mesmas por lavar ou terminar de lavar os filhos, outras ficam perto, orientando e deixando que seus filhos aprendam. Algumas crianças ainda gostam de levar brinquedos para o banho.
Hora de ir ao banheiro

Intestino Normalmente o intestino das crianças funciona uma vez ao dia. As meninas costumam ter intestino preso. Apresentam menos interesse de comunicar o que fizeram do que as de 4 anos, porém algumas ainda pedem que as limpem. Costumam ter cólicas e dores de estômago se lhe impõem que comam o que não gostam, o que acabam por fazer depressa demais.


Bexiga
A criança costuma mostrar ansiedade quando está apertada para urinar, fica se contorcendo, dando pequenos pulinhos, chegando a ser necessário de que lhe digam para ir ao banheiro. Já algumas sentem necessidade de ir freqüentemente ao banheiro.

Sono


A maioria das crianças de 5 anos não costumam cochilar de tarde, mas podem acabar pedindo para dormir mais cedo à noite, o que parece ser uma ajuda que o corpo lhe dá para se refazer do cansaço.

Uma vez na escola pode ser que deixem o sono da tarde para os finais de semana, ou o faça em dias de chuva. As meninas costumam passar mais tempo sem cochilar do que os meninos.

Na hora de dormir as crianças esperam que a mãe vá na frente e acenda a luz para ela, também gostam de dormir com algum brinquedo. É comum que tenham comportamentos totalmente diferentes. Algumas dormem logo, outras demoram um pouco mais, principalmente se ficaram excitadas durante o dia, ou se sabem que os pais irão sair e pedem que lhe leiam alguma história, ou que brinquem com algum brinquedo. Ainda há aquelas que gostam de ficar no escuro, cantando ou conversando com algum amigo imaginário. Algumas se levantam com freqüência para ir ao banheiro ou beber água, mas a maioria o faz sem pedir ajuda aos adultos. Depois de dormir, se levantam no meio da noite para ir ao banheiro, continuam a fazê-lo sem a ajuda dos adultos, mas informam à mãe onde foram antes de voltar para a cama.

Muitas dormem um sono só, outras têm sonhos e pesadelos freqüentemente. Normalmente com animais terríveis, chegando a gritar no meio da noite e demorando a acordar. Mas logo adormecem de novo.

Costumam acordar cedo e se viram para calçar o chinelo, ir ao banheiro e até escovar os dentes. Acabam se entretendo com algum brinquedo, televisão ou lápis e papel até que os adultos acordem.
Apetite

Tem uma mudança para melhor do apetite que tinha aos quatro anos. Embora não coma bem em todas as refeições, principalmente a última, costuma se alimentar melhor no café da manhã e no almoço. Dificilmente perdem o apetite quando estão doentes. Chegam a vomitar se lhe fazem depressa demais.

Como tem interesse em levar as coisas até o fim, come até ver o prato limpo, mastigando vagarosamente, ou seja, COME BEM, MAS DEVAGAR. Comem melhor se sentadas sozinhas, ou sem que lhe prestem muita atenção. Na mesa tende a tentar monopolizar a conversa, o que pode deixá-la ainda mais lenta na refeição. Costumeiramente seu apetite é maior do que sua habilidade com as mãos, o que pode levá-la a aceitar e até solicitar ajuda para se alimentar.

Gostam de comidas simples. O famoso arroz, feijão, bife e batata frita. Também gosta de leite, algum legume cru e frutas. Não apreciam muito molhos, suflês e pudins. Não gosta muito dos alimentos cozidos, como mandioca, batata e beterraba.

Começa a saber usar a faca, mas para espalhar manteiga e não para cortar o bife. O que continuará acontecendo durante alguns anos...

Pode continuar comendo mingau, mas como não gosta muito mais, pode dizer que só come se a mãe lhe der na boca. Entretanto deixa-se influenciar pelos exemplos dos outros, pessoas e televisão, chegando a mudar suas preferências. Procura melhorar sempre que lhe chamam à atenção por algo. Não costuma aceitar pratos novos com freqüência.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

CARACTERÍSTICAS MOTORAS



Atividade corporal


A economia de movimentos da criança de 5 anos contrasta com a expansividade da de 4 anos. Dá a impressão de ser mais moderada por se manter mais tempo numa posição, embora continue a mudá-las.
A de 5 anos é equilibrada e tem domínio do próprio corpo. Sobe e desce escada com facilidade, assim como saltita alternadamente sobre os pés. Mostra-se bem orientada em relação a direções que quer tomar. É capaz de realizar dois movimentos diferentes ao mesmo tempo, como jogar uma bola com a mão e chutá-la.
Adora andar de triciclo, patins e bicicleta, embora não se agüente neles por muito tempo. Gosta de subir em lugares e o faz com segurança. Também gosta de saltar de um lugar para o outro. Gosta de andar para lá e para cá na casa, ajudando a mãe a colocar a mesa, por exemplo.





Olhos e mãos




Senta-se ereta, pode mover-se ligeiramente para os lados, levantar-se e sentar-se novamente. Mesmo ficando mais tempo do que aos 4 anos em uma mesma posição, fica um pouco inquieta e movimenta-se, coçando-se, espreguiçando-se, tocando-se, sem sair do lugar. Embora tenha uma correlação de olhos e mãos eficientes, precisa de desenvolver os esquemas mais delicados.
Realiza atividades simples, de coordenação motora, com precisão e correção. Usa os brinquedos da educação infantil com mais habilidade e finalidade. Tem facilidade para montar um quebra-cabeça que lhe seja conhecido.
Sabe usar melhor as mãos, gosta de amarrar os sapatos, fechar zíperes, abotoar camisas. Tem habilidade de passar fios de lã em furos, chegando a virar o material de um lado para o outro para facilitar o trabalho.
Gosta de trabalhar com blocos lógicos, fazendo construções simples. Gosta de copiar objetos, letras, números e desenhos que lhe dão para modelo. Gosta de observar. Olha atenciosamente a mãe fazendo algo e depois a imita. É uma boa fase para jogos de imitação, como “Chefinho mandou”. Gosta de colorir desenhos que lhe dão e procura respeitar o contorno dos mesmos.
No desenho livre, desenha contornos com poucos detalhes. Faz desenhos planos e os acha esquisitos. Nessa idade já tem definida a mão dominante, embora para usar os blocos lógicos e apontar coisas, costume ainda usar as duas, não o faz para escrever, pintar, desenhar ou dar início à alguma atividade.
Sobre seu relacionamento com a mãe











São fortes os laços emocionais que a prende à mãe. Obedece-lhe prontamente, gosta de ajudá-la nas coisas da casa e que ela lhe conte histórias. Mas pode fazer chantagem emocional com ela caso se sinta em apuros e lhe responder se for posta de castigo. Ela tem tanta consciência da importância da mãe no lar, que se menino, pode chegar a pedi-la em casamento.





Só para ilustrar quando disse que a criança nem sempre tem sua maturidade de acordo com a idade, tenho uma amiga, que o filho de 3 anos a pediu em casamento... Três anos...

Conhecendo as crianças

Todas sabemos que precisamos conhecer os alunos. Como o ano ainda não começou e eu não sei ainda nem o nome das crianças, começo estudando sobre as crianças de 5 e 6 anos. Partindo do princípio que a maturidade dos pequenos nem sempre se "encaixa" na idade cronológica, penso ser importante não estudar somente sobre a criança de seis anos. Certo seria mesmo se estudasse sobre a de zero até a de sete anos de idade. Porém o tempo é curto e minhas tarefas são muitas. Por isso começo na de cinco anos.

Recomeço

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Estamos quase começando. Hoje fui na casa de uma amiga querida, a professora Joana. Ela me ajudou muito, me atualizando sobre o que perdi ano passado por estar fora da sala de aula.Realmente a carruagem continua seu caminho e no mundo encantado da educação não podemos perder tempo, ou ficamos atoladas de coisas para ler e entender. Tenho agora que fazer o planejamento anual. É um planejamento somente para nortear o trabalho, haja vista que o mudamos quase todo no decorrer do ano. Mas precisamos saber onde queremos chegar, para que possamos decidir por onde ir, se o caminho continuará o mesmo ou se mudaremos a direção dos nossos passos. Quero planejar para que a maioria das atividades aconteçam em grupos, assim como fazia antes. A interação entre as mentes é uma bomba de conhecimento explodindo estrelas de sabedoria no ar!!!
Mãos à obra!

Agradecimentos

São muitos os recados que recebo nesse blog e todos muito bem educados e elaborados. Agradeço à visita, a atenção, o carinho e a colaboração de todos os que vêem aqui. É muito bom saber que existem tantos professores que compartilham. Muito obrigada!!!