Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Caderno de Registros

Sempre faço um caderno de registros no início do ano. Coloco nele:

O nome dos alunos completo,
Uma tabela com:
os primeiros nomes,
data de nascimento (o que é muito importante, já que algumas crianças não sabem a data do seu aniversário),
filiação,
endereço,
telefone (residencial, celular e do trabalho)
o nome de dois responsáveis ( para o caso de não conseguir falar com um, poder tentar o outro),
em caso de emergência quem devo avisar,
se a criança tem alguma alergia
a assinatura dos responsáveis. Considero importante a assinatura, para conferir em caso de dúvida, em alguns bilhetes que enviamos ao decorrer do ano.

Sempre verifico os dados com a pasta dos alunos na secretaria da escola. Constatei esse ano que alguns pais não sabiam a data de nascimento correta dos filhos, outros não assinam corretamente. A lista dos meses com os nomes dos aniversariantes. Isso me ajuda a lembrar o aniversário das crianças, pq faço um cartaz anual com os nomes. Assim, nenhum aniversário passa em branco. O que seria terrível para os meus pequenos.

O controle da lista de material... quem trouxe o quê.Uso apenas quatro cadernos no início do ano. Um Para Casa, um de Sala, outro de Leituras e um outro para colarmos as atividades avaliativas, como um portfólio. Então guardo todos os cadernos no armário da sala e entrego para os meninos conforme a necessidade.

Avaliações diagnósticas:
Uma tabela com o nome da criança, onde marco se ela soube o nome completo, a idade, o dia do aniversário, se o dia do aniversário é o dia que nasceram, o endereço, o telefone, o nome completo dos pais e o que ela quer ser quando crescer. Essas informações serão úteis ao longo do ano. Além disso utilizo essa atividade para saber o que elas já sabem sobre os seus dados pessoais. Durante o ano essa atividade deve se repetir, para verificar que as crianças adquiriram novos conhecimentos acerca das informações, se alguma mudou e ainda se agora sabem o que antes não sabiam.

Anotações sobre:
o nível de leitura e de escrita em que as crianças se encontram, se compreendem as diferenças existentes entre os sinais do sistema de escrita alfabético-ortográfico e outras formas gráficas e sistemas de representação, fazendo distinção entre desenho, letra e número, acentos e sinais de pontuação e outros sistemas de representação. Se conhecem o alfabeto e os diferentes tipos de letras, se dominam as convenções gráficas da escrita, se reconhecem palavras e unidades fonológicas, se dominam a natureza alfabética do sistema de escrita, se é capaz de compreender globalmente o texto lido identificando o assunto principal se identifica diferentes gêneros textuais, o suporte ao qual é vinculado e se é capaz de localizar informações nesses. Se formula hipóteses sobre o conteúdo de um texto e se sabe escrever algumas palavras de cor, dentre elas o próprio nome, até que número conseguem contar, se faz relação de número e quantidade, se consegue seguir sequências, se tem domínio das noções topológicas, lateralidade, coordenação motora fina e ampla, percepção visual e auditiva, esquema corporal.

Fichas para anotar:
tarefa,
leitura,
comportamento,
os livros de leitura que levam para a casa,
as atividades com o calendário (se identificam o dia do mês, de hoje, amanhã, ontem, o dia da semana, o mês e o ano),
as atividades de Artes,
quem precisa melhorar a letra,
quem precisa melhorar a escrita do nome,
ditados,
apresentação das atividades em sala.

Como não recebemos muitas informações pelas crianças e os pais nem sempre comparecem as reuniões, pego na secretaria da escola a pasta com os dados dos meninos e anoto o que preciso no caderno de registros. Assim garanto ter as informações de que preciso, além de ter acesso as avaliações feitas pelos professores anteriores, registrando então algum dado relevante para esse ano e sabendo ainda quais foram os professores deles no ano anterior, se estudaram em outra escola, etc.

3 comentários:

Prô Paula disse...

Muito legal esta sua descrição sobe o caderno de registros....

Unknown disse...

Navegando pela net encontrei esse site,por sinal, maravilhoso!!!Sou novata na área educacional,ainda não estou atuando, me sinto insegura.Por isso, gostaria que me mandasse um modelo de caderno de registros,pois gosto tudo bem organizado, para que eu possa iniciar,se Deus quiser,minha carreira profissional com segurança.Pretendo ser uma educadora como você!Um beijo grande,e seja sempre iluminada por nosso Pai Maior!!

Unknown disse...

Navegando pela net encontrei esse site,por sinal, maravilhoso!!!Sou novata na área educacional,ainda não estou atuando, me sinto insegura.Por isso, gostaria que me mandasse um modelo de caderno de registros,pois gosto tudo bem organizado, para que eu possa iniciar,se Deus quiser,minha carreira profissional com segurança.Pretendo ser uma educadora como você!Um beijo grande,e seja sempre iluminada por nosso Pai Maior!!