A criança
A concepção de criança muda ao longo dos tempos, portanto não se apresenta numa forma homogênea em nenhuma sociedade e/ou época, sendo possível que em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte. Boa parte das crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante adverso que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho infantil, ao abuso e exploração por parte de adultos. Outras são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. Essa dualidade revela a contradição e conflito de uma sociedade que não resolveu ainda as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano. A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família um ponto de referência fundamental. As crianças possuem uma natureza singular, sentindo e pensando o mundo de um jeito só delas.
3 comentários:
Olá, Erika!Meu nome é Cíntia, sou ´professora de Ed. Infantil em Petrópolis/RJ e adorei a idéia do seu blog. Estou escrevendo uma monografia sobre Ed. Infantil e preciso de algum material sobre as diferentes concepções de criança ao longo dos tempos e como a criança era vista. Vc teria algo mais detalhado para disponibilizar? Agredeceria muito...
Beijinhos e fique com Deus!
Texto adaptado do documento Política nacional de educação infantil . MEC/SEF/DPE/COEDI, dez/1994, p. 16-17.
By RCNEI ;)
Postar um comentário