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PCNs da Educação Infantil

sábado, julho 14, 2007

Estudo dos PCNs da Educação Infantil - Volume I

A Educação Infantil se expandiu no Brasil e no mundo para acompanhar a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças estruturais das famílias e a sociedade se tornou mais consciente da importância da primeira infância.
O atendimento às crianças de zero a cinco anos é reconhecido na Constituição Federal de 1988, passando a ser, um dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, inciso IV). O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, destaca também o direito da criança a este atendimento. Reafirmando essas mudanças. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96 estabelece o vínculo entre o atendimento às crianças de zero a cinco anos e a educação, o que merece um post a parte.
A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica (título V, capítulo II, seção II, art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade (quando ela foi feita ainda não existia o ensino fundamental de nove anos).
A função dos PCNs é contribuir com as políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais.
Os PCNs da Educação Infantil foram escritos como referenciais e orientações pedagógicas para os profissionais docentes da educação infantil. Os professores podem utilizá-los para consultas, anotações, elaboração de projetos e discussões entre seus colegas e os familiares das crianças que atende. E como referencial, é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que pode subsidiar os sistemas educacionais, favorecendo o diálogo, só tendo sentido se traduzir a vontade dos sujeitos envolvidos com a educação das crianças.
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a cinco anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
  • o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas em todas as suas diferenças;
  • o direito das crianças a brincar, como forma de expressão, pensamento, interação e comunicação;
  • o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, pensamento, interação social, ética, estética e comunicação;
  • a socialização das crianças;
  • o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

A criança tem direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas nas instituições.

8 comentários:

Unknown disse...

OLÁ PRO ERICA, ADOREI SEU BLOG,
MEU NOME É SANDRA.... QUERO PRESTAR CONCURSO PARA PROF. ESSE ANO, PRA EDUCAÇAO INFANTIL, POIS TRABALHEI COM ELES 4 ANOS EM UMA CRECHE, GOSTEI.
ENTÃO ESTOU PROCURANDO NA NET MATERIAL PARA ESTUDAR... FICO MUITO PREOCUPADA COM OS PCNs e LDB, NÃO SEI COMO SERÁ AS PROVAS VAI SER MINHA PRIMEIRA PROVA , ESTOU BASTANTE NERVOSA, SE VC PODE ME AJUDAR, DISPONIBILIZANDO ALGUNS MATERAIS, PELA NET, PARA EU ESTUDAR OU ALGUMA DICA.
DESDE JÁ EU TE AGRADEÇO... DEUS TE ABENÇOE. SANDRA FOZ DO IGUAÇU

Unknown disse...

ola Erica!
eu adorei seus materiais
está me ajundando muito, olha eu estou fazendo meu TCC sobre "O brincar na Educação Infantil". Acaso vc tiver algum outro material que possa me ajudar, eu te agradeço.
tira uma duvida minha, em que parte eu devo falar dos PCN'. Introdução?
capituloI? capitulo II onde?, por favor me der uma luz, pois estou fazendo sozinha e tem hora que me perco.
desde já muito obrigada
email roselimrocha@hotmail.com

Catia disse...

Gostei muito do seu blog, e estou aqui p/ pedir uma luz! Faço faculdade de Enfermagem e Licenciatura junto. Agora preciso montar uma aula p/ crinças de Educação Infantil com algum tema da minha área, SAÚDE. Estou cheia de dúvidas, pq não penso em muita coisa q poderia usar com esta idade de crianças. Vc teria alguma dica p me dar? Como montar uma aula com este tema? Desde já agradeço, e precisaria disto até 20/10. Bjo!

gilcélia psicopedagoga disse...

olá! eu sou gilcélia prof de educação infantil tenho uma escolinha, onde desenvolvir meu próprio material para trabalhar e uso o método fõnico, está dando certo que muitos professores já aderiram minha metodologia.mas quero saber mais sobre educação infantil. estou cursando psicopedagogia
meu msn g_psicopedagoga@hotmail.com

alcionoaldeonora disse...

olá gostaria de receber emails seus com ajuda sobre: educaçao infantil pois sou estundante de pédagogia do 3º periodo e gostaria muito de sua ajuda pra os meus estudos! gostei muito do seu blog e gostaria de ser muito uma de suas bloguerias.
abraços!

Daniele disse...

oi,Érica
estou cursando pedagogia e realizando o projeto do TCC, vou fazer sobre O ensino da arte na educação infantil, você teria alguma dica de leitura relacionado com o esse tema? obrigada pela atenção
Daniele

Daniele disse...

oi,Érica
estou cursando pedagogia e realizando o projeto do TCC, vou fazer sobre O ensino da arte na educação infantil, você teria alguma dica de leitura relacionado com o esse tema? obrigada pela atenção
Daniele

Daniele disse...

oi,Érica
estou cursando pedagogia e realizando o projeto do TCC, vou fazer sobre O ensino da arte na educação infantil, você teria alguma dica de leitura relacionado com o esse tema? obrigada pela atenção
Daniele