Para fazer o planejamento da turma de seis anos, alguns livros são indispensáveis, além do de Arnold Gesell, que nos auxilia a entender como são os pequenos e como podemos agir na escola para ajudá-los.
Postarei sobre alguns deles. Também deixo a referência, pois posto o meu olhar sobre o livro. Lendo-os vocês podem encontrar algo mais que me passou desapercebido. Afinal "a leitura do mundo antecede a da palavra" e a nossa experiência faz muita diferença na hora de ler um texto.
Espero que gostem e que lhes seja útil, como foi para mim.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. Série Princípios. Ed. Ática. São Paulo.
OBJETIVOS:
Analisar os diversos usos da escrita na vida cotidiana,
Descobrir que letras e números são diferentes,
Comparar a grande variedade de tipos de letras existentes (cursiva e de imprensa, maiúsculas e minúsculas, etc),
Descobrir que mesmo sem saber ler já se sabe alguma coisa de útil sobre a leitura,
Provocar o desejo de saber mais.
Antes de ensinar a decodificar letras e sons mostrar aos alunos o que se ganha com a leitura por meio de atividades de compreensão de leitura, para que a mesma faça sentido e lhe permita perceber os vários usos sociais da escrita.
2 comentários:
Adorei suas ideias e explicações, mas gostaria que me ajudasse a planejar para alunos de articulação, aqueles que não aprenderam a ler em seu tempo correto, abraços
respostas em meu e-mail, obrigada
Postar um comentário