Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Matriz de Referência de Avaliação em Alfabetização e Letramento:

domingo, maio 04, 2008

Provinha Brasil
Eixo
Descritores de Habilidades
Apropriação do sistema da escrita
D1. Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação.
D2. Identificar letras do alfabeto
D3. Reconhecer palavras como unidade gráfica.
D4. Distinguir diferentes tipos de letras.
D5. Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
D6. Identificar relações fonema/grafema (som/letra).Leitura
D7. Ler palavras.
D8. Localizar informação em textos.
D9. Inferir informação.
D10. Identificar assunto de um texto lido ou ouvido.
D11. Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens.
D12. Identificar finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
D13. Reconhecer a ordem alfabética.
D14. Estabelecer relações de continuidade temática.Escrita
D15. Escrever palavras.
D16. Escrever frases.
D17. Escrever textos.
** Por questões operacionais, o descritor D17 não foi contemplado na primeira edição da Provinha Brasil.
Como será o teste?
O teste desta primeira edição de 2008 é composto por 24 itens de múltipla escolha, com quatro opções de resposta. Há itens que o aplicador deverá ler em sua totalidade. Outros, o aplicador deverá ler parcialmente. Há, ainda, itens que serão lidos apenas pelos alunos. Há três itens de escrita.O teste foi organizado por conjuntos de itens, divididos entre aqueles considerados “fáceis”, “médios” e “difíceis” para a etapa da escolaridade à qual se destinam. A organização dos itens por níveis de complexidade reforça o caráter pedagógico que se quer alcançar com a Provinha Brasil. O equilíbrio entre questões mais “fáceis” e questões mais “difíceis” dará visibilidade às competências exigidas no processo de alfabetização, de modo a integrar as suas diferentes etapas e os diferentes saberes nelas envolvidos. Nesta primeira versão os testes de escrita e seus manuais de correção se resumirão às habilidades escrever palavras e frases, não se inclui ainda a habilidade de escrever textos pois exige uma grade de correção mais sofisticada, ainda em desenvolvimento.Apenas os itens de múltipla escolha foram utilizados como base para a construção dos níveis de desempenho. Os itens de escrita possuem uma grade de correção à parte. Sendo assim, para análise dos resultados do teste deve-se considerar os dois elementos. A integração dos dois instrumentos numa mesma grade também esta sendo desenvolvida.

14 comentários:

Ivanise Meyer disse...

Oi, Erika!
Esse texto da Provinha Brasil é do MEC? De alguma revista? Minha coordenadora me pediu as referências bibliográficas, você poderia me dar uma luz?
Beijinhos,
Ivanise :)
coremey@oi.com.br

solange disse...

Olá... Passei por aq pra ver as novidades, essa provinha tá dando o q falar na minha escola, rsrsrrsrr. Bjos

Diniz Atelier disse...

Oie tudo bem? Como foi seu feriado? Descansou bastantee? Passei pra fazer uma visitinha. Deus te abençoe e muita paz nesse dia. Em breve o Ensinando e Aprendendo volta. Por enquanto estou só no outro ok? Beijos docinhos.

Tia Rose® disse...

Oi florzinhaaaaa tudo bem? O novo blog já está no ar e vc está convidada pra "re-inauguração". Espero que goste. Beijos docinhos

Unknown disse...

oi pró,Erica!
gostaria de receber modelos de atividades para trabalhar em sala de
aula com meus alunos.Trabalho com turma multissériada e estou com dificuldades em aplicar conteúdos.
Me dê uma luz,por favor!
De já agradeço!
beijos!
Diná

Tia Rose® disse...

Bom dia minha amiga flor. Tudo bem? Estou fazendo minhas visitinhas e estou muito feliz. Consegui colocar o link dos comentários no blog depois de muita dor de cabeça. Que bom! Tenha uma semana abençoada em nome de Jesus. Beijos

Bruna Mariana Vaz disse...

oie passei aqui para te oferecer um selinho da amizade do mês de junho.
Fica com Deus...
bjinhuxxxxxx

Bruna Mariana Vaz disse...

Estão todos convidados para meu aniversário de 19 aninhos....
Aproveitem....

Luene Paes® disse...

Que Blog Lindoooo...
Repleto de novidades e coisas maravilhosas!
Parabéns pelo capricho!!
Vou voltar mais vezes!!
Bom restinho de semana!!
bjus...
FUI***

http://planetamix.blig.ig.com.br
(Blog + utilizado!)

Maria Mendes disse...

www.ihrportugal.com - Adira á Industria do Encanto - Visite-nos - Seja Parceiro da IHR EMPORIUMl - Brasil - Portugal - Angola

♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*ESCOLA MUN.GOV.HERIBERTO HÜLSE *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* disse...

Olá, tem 'Award - Blog Amigos", esperando por vocês lá no blog da minha escola. É um selinho para homenagear todos os blogs que visito.
Bjus Profª Regina

Anne disse...

Oi prô Erika...
Gostaria de receber modelos de atividades p/ trabalhar em sala de aula com meus alunos do 1º ano. A turma é multisseriada, estou com dificuldades em ampliar os conteudos.
Desde já agradeço.
Anne

Joyce Pianchão disse...

Olá, Erika! Passei aqui e gostei muito. Gostei tanto que tornei-me sua seguidora. Espero também uma visita sua no blog http://joycepianchao.blogspot.com
Espero trocarmos muitas experiências boas. Abraço, Joyce.

emei disse...

Olá, sou Cidinha Macedo, diretora de uma pré escola, tenho alunos de 3 a 5 anos, maternal a fase II. A minha dúvida é em relação ao choro das crianças que não querem ficar sem suas mães, em especial uma aluna que quando a mãe vem trazê-la chora, quando é o pai fica bem. A mãe consultou uma profissional da educação que recomendou que a levasse até parar de chorar.Aconselhei a mãe não levá-la, pois em outros casos já deu certo. Como agir?