HORA DA LEITURA
Ler em voz alta para os alunos todos os dias. Leituras de:
Anedota
Adivinhação
Material de propaganda
Anúncios variados,
Receitas simples e econômicas: suco de limão, sopa,macarrão, receitas da escola. Convidar a merendeira para ditar a receita, o professor escreve no quadro para os alunos verem
Histórias
Notícias de jornal, de preferência de interesse da turma e que tenha sido divulgada no rádio ou na televisão, jogo de futebol, chuva que caiu na cidade, aumento dos preços de comida, eleições.
As histórias não devem ser apresentadas para dar lições de moral, nem para transmitir conteúdos.
Leia algo que você mesmo goste.
Não mude a pronúncia e atente para a pontuação.
Mude o tom de voz para os personagens, para realçar passagens importantes do texto e as emoções que aparecem.
Não altere as palavras.
Dê explicações que forem necessárias, mas evite interromper freqüentemente a leitura.
Não leia por muito tempo.
Explore:
· as ilustrações.
· As informações contidas na capa e na contracapa (título, autor, etc)
· Numeração das páginas,
· Direção da escrita.
6 comentários:
A s histórias têm um contributo fundamental no desenvolvimento do imaginário e da criatividade da criança. Gostei muito desta postagem. Beijocas
Estou adorando as postagens sobre alfabetização
bjinhuxxxxx
Profª Erika.... maravilhoso todo o conteúdo desse blog!! Parabéns !! Estou fazendo o 3º ano de Pedagogia, e sempre pesquiso sites e blogs que tem temas referente à educação escolar, e graças a vcs tenho aprendido muito...não pare, pois é de muita importância seus ensinamentos !! Beijo no coração e que Deus a abençoe grandemente.
Profª Erika,
Sou aluna do 2º Período de Pedagogia na UERJ, e trabalho recentemente com o 3º Período, gostei muito do seu site e gostaria de receber mais informações sobre educação infantil.
Abs
Olá! Adorei o seu blog. Sou professora, Psicopedagoga e coordenadora Pedagógica de alfabetização. Adorei as idéias.
Abraço, Deby
Adorei os textos, são muito úteis.
Parabéns
Postar um comentário