Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Sono da criança de seis anos

domingo, fevereiro 03, 2008

Aos cinco anos e meio poucas crianças sentem vontade de cochilar e por pouco tempo. As de seis anos, se ainda sentem vontade, o deixam de fazê-lo por causa da escola. É raro resistir ir para a cama, chegando até a deitar-se mais cedo do que de costume.

São mais medrosas nessa idade, podem pedir que fiquem com elas até dormirem, ou ainda levar de um a três brinquedos para cama com elas. Tratam os brinquedos como se fossem verdadeiros amigos. Gosta que deixem a porta entreaberta e a luz do corredor acesa.

Gosta de ficar na cama ouvindo música, histórias que lhe contem, ou mesmo folheando um livro. O que é excelente oportunidade para lhe estimular a leitura.

Às vezes gosta que o pai lhe coloque para dormir, mas sua mãe ainda é a preferida.

Continuam os pesadelos dos cinco anos, mas agora aparecem pessoas estranhas neles, e os animais de antes, até mordem. Pode ser que acordem de sobressalto, assustadas com os sonhos, chamem os pais e peça que fiquem com eles ou para que possam ir para suas camas, até adormecerem novamente.

Dividem-se entre os madrugadores e os dorminhocos. Novamente dois extremos... Quando levanta-se, arranja-se sozinha, vai ao banheiro, procura comida, mas, prefere brincar do que se vestir. Entretanto, se vê sua roupa arrumada em um canto, pode vesti-las sozinha.

Levantam-se para ir ao banheiro à noite, mas não mais avisam os pais do que foram fazer.

Pode querer falar com a mãe sobre coisas que aconteceram durante o dia e para as quais precisa de ajuda para entender. Gosta que lhe falem de Deus e que rezem com ela.

0 comentários: