Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Atividades para agosto

quarta-feira, julho 23, 2008

Nesse segundo semestre a proposta é de trabalhar interdisciplinar com os alunos. Não há jeito mais gostoso e menos trabalhoso de se aprender. É só não ter medo de ousar. Muitos professores tem receio ao interdisciplinar, pois temem perder o conteúdo que deveriam trabalhar. Mas será que dar conteúdo pelo conteúdo garante alguma aprendizagem? Penso que não! A matéria fica solta, sem significado para o aluno. Então o primeiro passo para trabalhar com a interdisciplinaridade é conhecer a turma. Saber seus nomes e suas histórias, saber suas dificuldades, suas possibilidades, seus avanços, seus esforços. Conhecer o potencial, os desejos e asnecessicades de cada um. Feito isso, pode-se ousar sem medo, pois qualquer que seja a atividade ela será planejada com base no que seus alunos precisam.

25 comentários:

Rose Miguel disse...

oi, td bem, este blog merece um prêmio, então passa lá no meu blog que tem pra vc. e aproveita pra brincar com o desafio.Valeu, te espero e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Olá, estou passando aqui para divulgar meu blog...faça uma visitinha e deixe seu comentario!
Obrigada e parabéns por seu blog.

Profe Márcia disse...

Adoro visitar seu blog e gosto muito das reflexões.
Alfabetizar é tarefa séria, não é apenas reproduzir atividades, é preciso pensar na realidade da turminha e nos interesses das crianças, cada projeto é único e específico.
Por isso adoro passar por aqui. Se tivér um tempinho, visite meu blog, para compartilharmos algumas idéias.
Beijocas
Profe Márcia - Blo Espaço da Criança

Juliana disse...

Olá! Parabéns pelo seu b log... Da uma espiada no meu!
http://www.artesdafulustreca.blogspot.com/
Bjus

Cristina disse...

Olá? Erika estou fazendo estágio e adorei seu texto, mas pergunto à vc, esse trabalho não está ligado diretamente c/ a avaliação que o prof.deve fazer com frequencia sobre o aluno? No estágio que fiz realmente vi a preocupação com o conteúdo. Como vc vê a avaliação.
Agradeço a opinião é p/enqriquecer meu relatório.
Muito Obrigado.

Mariana Schroeder disse...

Olá...passei para visitar e divulgar o meu blog..espero que goste,boa semana..beijos mariana

Férias e voos baratos disse...

Boa tarde.

O meu nome é Bruno Gomes, sou Psicólogo, e tenho o blogue À conversa com pais http://aconversacompais.blogspot.com. Gostei muito do seu blogue e gostaria de, com a sua autorização, colocar um link do mesmo no meu. Se possível, gostaria que me desse a autorização através do mail bruno.psi@gmail.com.
Com os melhores cumprimentos
Bruno Gomes

Simone disse...

Olá... Procurando por blogs que tem compromisso coma educação... Achei o seu e adorei... Tem um selinho pra vc no meu blog... Venha, por favor conhecer o meu blog e pegá-lo. Obrigada! Simone
http://arteeimagens.blogspot.com/

Pedacinhos de Alegria! disse...

tem uma surpresinha lá no meu blog para vc! Um bj e uma ótima semana!

lurdeskida disse...

Desejo nesta semana

Paciência para as dificuldades
Tolerância para as diferencias
Benevolência para os equívocos
Misericórdias para os erros
Perdão para as ofensas
Equilíbrios para os desejos
Sensatez para as escolhas
Sensibilidades para os olhos
Delicadezas para as palavras
Coragem para as provas
Fé para as conquistas
E amor para todas as ocasiões...

O Pedagogo disse...

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

Professora Aparecida disse...

Andas sumida...
Mas estou passando paradizer que em reconhecimento ao valor de seu blog e em agradecimento pelas valiosas dicas ensinamentos deixo para você um selinho em meu blog: http://professora aparecida.blogspot.com

Com carinho,
Aparecida

Unknown disse...

Olá,
te indiquei para o premio Dardos.
Veja em meu blog como funciona, Abraços

Veneza
http://diariodaprofessora.blogspot.com

Unknown disse...

Olá!!

Gostei muito do teu blog!

Deixei um miminho no meu para ti. Passa lá.

Beijinho

Cláudia

Dona de Casa disse...

Oi Coloquei sua página na minha lista de blogs maneiros. Vá até o meu blog retire seu selinho e veja as regras.
Um abraço Prof.Sarah
ensinarparacrescer.blogspot.com

Dona de Casa disse...

Oi Coloquei sua página na minha lista de blogs maneiros. Vá até o meu blog retire seu selinho e veja as regras.
Um abraço Prof.Sarah
ensinarparacrescer.blogspot.com

Vanessa Nascimento disse...

Prô Erika queria um auxilio meu filho fez 5 anos dia 22 de maio esta no jardim II mais estuda desde o maternal com 1 ano. Qual estava no maternal ele já começou a aprender as vogais como eu tive q mudar de bairro ele tambem teve q mudar de escola só que na escola que ele esta estudando agora o ensino é muito fraco pelo menos eu e o meu proprio filho diz que não quer mais ir para a escola pois sempre faz a mesma coisa a e i o u ele já sabe ler eu ensinei ele a ler e a escrever desde os 2 anos.
Então a minha duvida é deixo ele nessa mesma escola ou tiro ele? Eu mesmo queria tira lo de lá mais eu não quero prejudica lo pois ja estamos no meio do ano letivo. Ele só esta no jardim II porque nenhuma escola quis matricula lo no alfa pois alegam que ele é muito novo. O que faço espero terminar o ano e ele passar para o alfa ou mudo de escola?
ha! já ia esquecendo descobri que na sala dele a prô ensina a duas turmas a dele de jardim II e a alfabetização.
Eu acho que a prô não força ele na capacidade que ele tem de fazer os exercicios ela me falou que na escola ele só quer brincar que não presta atenção e é relapso com o material escolar.
Você que é prô. É possivel uma criança mudar tanto na escola o comportamento?
Daniel em casa é tão chato de organizado ele não deixa nenhum brinquedo espalhado e até mesmo quando eu falo para deixar que eu pego ele vai la e pega.
Prô erika sei que estou sendo meio chata mais sou mãe e queria saber se esse comportamento e normal? Tanto ela dizer que ele é bagunceiro e de ele não querer ir para a escola alegando esta fazendo os mesmo exercicios.
Me ajude!!
bjsssssss Vanessa

Rosangila R. Takemoto disse...

Olá.Tenho um selinho pra você no meu blog. Beijocas.
fenae.blogspot.com

SmartKids disse...

Olá!

Adoramos conhecer o seu blog.
Achamos que ele tem tudo a ver com os princípios da SmartKids, que é ensinar brincando. Falando nisso, você já conhece a SmartKids? Entre no nosso site www.smartkids.com.br e encontre desenhos para colorir, jogos, passatempos e animações para as crianças. Também contamos com a novidade que é o nosso blog, www.smartkidsblog.blogspot.com/, dedicado para os professores.

Adorariamos ter o nosso trabalho divulgado em seu blog através de um dos nosso seloshttp://www.smartkids.com.br/html/presentes.php

Um grande abraço da equipe SmartKids!

Cristina disse...

Muito apropriada suas palavras.
Este é o primeiro passo para uma EDUCAçÂO RENOVADA.

Parabéns!

lu disse...

sou avó,e só tenho o segundo grau completo.mais faço de td pra encentivar meu neto de cinco anos a gostar do estudo.espero poder contar com a ajuda de voces.hoje,peguei um estrado de colchão,pintei todo de branco e de cada lado eu vou colocando as palavras com as consoantes que ele esta usando em aula,e do outro lado tenho velcro colado em tds as ripas do estrado,ai ele vai formando as palavras ou dispondo os numeros ao qual eu pedi.enfim amo encinar e quero muito a sua ajuda.bjjjjjjjjjjjjj

Joyce Pianchão disse...

Olá! Por falar em atividades para agosto, convido-a para uma visitinha no Blog http://joycepianchao.blogspot para ver "Atividade interdisciplinar". Abraço, Joyce.

Sarah Leite disse...

Olá! td bem?
Adoro o seu blog, ele é lindo!!!
estou aproveitando tb para divulgar o meu blog, espero sua visita, eu seu comentário.
bjos e até mais.

lu disse...

adorei td que esta no seu blogger;ABC.estou ajudando meu neto a ser alfabetizado.E preciso muito de ajuda.um grande abraço.

Viviane disse...

Oi. Adorei seu blog. tem um selinho pra você no meu. Passe no http://doresedelicias-professor.blogspot.com/ para retirar. grande abraço