Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

DAR UM BASTA!!

quinta-feira, março 24, 2011

Pode ser que vocês tenham estranhado meu sumiço, contraditório a minha disposição e disponibilidade em voltar a postar.
Pois bem, vou explicar.
Agora tenho uma internet com conexão de 5 gigas, dois computadores de última geração em casa, faxineira (ufa!), a vida muito mais organizada! Trabalho numa escola que julgo excelente, sinto como se tivesse trabalhado lá minha vida inteira... Tenho amigas preciosas que me ajudam em tudo, além de serem ótimas colegas de trabalho.
Mas existe uma coisa que atravanca qualquer progresso que todas essas bençãos possam trazer para a minha vida de professora... o tal do SISTEMA!!!
Existe algo mais BURRO do que o nosso sistema de educação?
De verdade não sei qual vai ser a repercussão deste texto, porque sempre trabalhei em sistema público de ensino. Trabalhei muito pouco em escolas particulares e, apesar da organização dessas me parecerem bem melhor, acabei sempre abrindo mão para as escolas públicas.
Então me digam, existe algum professor que partilha comigo minhas angústias de ter alunos que você sabe desde o início que não vão vencer os malditos objetivos? Sei que não se deve rotular aluno, por favor, não me entendam mal, não é isso que estou fazendo. Mas quem dentre nós não sabe que vai ser impossível?
Daí penso no discurso da educação... Temos que respeitar o ritmo do aluno.... Blá, blá, blá...
E cadê isso na prática? Onde está esse tal respeito? Se alguém souber, por favor, deem meu email pra ele!!!
O tempo deveria ser do aluno e não do maldito currículo.
Estou farta e hoje mais do que nunca. Que falta de respeito com esses alunos e com a gente!
PROFESSORES, pelo amor de Deus, vamos fazer alguma coisa!!!!
Meu desespero me faz colocar quantas exclamações eu quiser em minhas frases, ele me concede esse direito!! Estou tão indignada!
Tanto que nós estudamos, tanto que tentamos sempre fazer o melhor que damos conta, tanto que deixamos de lado tudo o mais que é importante para nós a começar por nossas famílias, nosso estômago, nossa bexiga, nossas vistas, nossa saúde...
Quantas vezes gastamos do nosso parco salário para comprar material para trabalhar com esses alunos? Material que deveríamos ter a rodo na escola... Mas que o SISTEMA não possibilita.
Por que é assim?
Quando isso vai mudar?
É tudo tãoooooooooooo absurdo que nem dá para acreditar que acontece!
Não existe mais nem um discurso que caiba aqui!
A escola de antigamente não era a melhor!!!! ERA A PIOR DO MUNDO! EXCLUÍA TODOS ESSES QUE HOJE NOS ASSALTAM, NOS PEDEM ESMOLAS, NOS ATORMENTAM COM O USO DE DROGAS!!
Não quero essa escola de volta!
Quero e preciso andar para frente!
Quero uma escola que cumpra o que promete, que deixe todos serem felizes fora da escola! Até porque dentro dela não existe essa felicidade maquiada com a falsa acomodação do cumprimento do dever!
Meu papel de professora vai muito além de assinar meu ponto, de ajudar meus alunos a aprenderem o que eles precisam dentro e principalmente fora da escola.
A escola serve para o mundo e não ao contrário!!
Então porque ainda há um currículo que determina um tempo para o aluno aprender?
É tanto que quero falar que este post não vai ter um fim hoje!
Vou pesquisar mais, argumentar com leis.
Se eu fosse efetiva entrava para o sindicato, pensei outro dia! Ouvi em alto e bom som: E você acha que o sindicato faz alguma coisa?
QUEM VAI FAZER???
Não vejo médicos (eterna comparação) sacrificando seus pacientes! Por que aceitamos sacrificar os alunos? Eles são nossos! Foram seus o ano passado, vão ser meus esse ano e de outro o ano que vem! Não são deles, nem só meus, são nossos!
NOSSOS PROBLEMAS, NOSSA SAÚDE, NOSSO TEMPO, NOSSAS FAMÍLIAS, NOSSAS VIDAS!
Não formei para ser conivente com essa pouca vergonha de fazer de conta que me importo!
De verdade, não aguento mais segurar!
Quem me conhece sabe que o silêncio é uma dor angustiante para mim e já fiquei em silêncio tempo demais!
Se eu for punida de alguma forma (porque ainda queimam as bruxas), se eu me arrepender por entender melhor o que acontece, com certeza irei divulgar isso também.
No momento luto apenas pelo meu direito de expressão, respeitando a lei que me veda o anonimato!
CHEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

phá disse...

Querida, compartilho da sua angústia. Aliás, todas os docentes do planeta o fazem. Visitando um blogs de professoras portuguesas, verifiquei que o cenário educacional deprimente não faz parte somente do nosso torpe mundinho, assola, também, o chamado primeiro mundo.Assino embaixo do que você postou e, ainda, lembro da família neste cenário: eximem-se do seu papel, justificam o injustificável.

Rérida Maria disse...

Olá! passei por aqui e adorei! Venha me visitar reridamaria.blogspot.com bjs...