Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Atenção! Planejamento de 11/03 modificado!

terça-feira, março 11, 2014

Por motivos de força maior: disciplina, modifiquei o planejamento.
O que segue é o que realmente foi feito dia 11/03.

11/03 - terça-feira
LÍNGUA PORTUGUESA – PRODUÇÃO DE TEXTO
·         Correção do cabeçalho.
·         Escrita do alfabeto maiúsculo e minúsculo.
·         Cantar com os alunos: Ip Op
Ip op


Fui visitar minha tia em Marrocos, ip, op
fui visitar minha tia em Marrocos, ip op
fui visitar minha tia, fui visitar minha tia
fui visitar minha tia em Marrocos
No caminho eu encontrei um camelo ondulado
no caminho eu encontrei um camelo ondulado
no caminho eu encontrei, no caminho eu encontrei
no caminho eu encontrei um camelo ondulado
Ip au au au ip au/ ip op, ondulado
ip au au au ip au/ ip op, ondulado
ip au au au, ip au au au
ip au au au ip au/ip op, ondulado
No caminho eu bebi um guaraná, glup, glup...
ip au au au ip au/ ip op, ondulado, glup, glup...
no caminho eu encontrei um doutor, ai que dor...
ip au au au ip au? ip op, ondulado, glup glup, ai que dor, etc, etc, etc...


Para brincar, as crianças podem ficar em pé, mas farei sentados, cantar a música e fazer os movimentos de acordo com o que a letra sugere.
Na parte do "Ip. Op.", todos movimentam os polegares para cima e para baixo; quando começar a cantar "Ip au au au Ip au" deve se bater uma mão
na outra (como se estivessem limpando as mãos) e sempre que a letra da música sugerir que algo foi encontrado deve-se fazer um movimento referente ao objeto encontrado. E assim sucessivamente.
Exemplos dos movimentos:
No caminho eu encontrei um camelo ondulado: (imitar uma "onda" com o braço)
No caminho eu bebi um guaraná, glup glup: (fazer um gesto de como se bebesse algo, com o polegar apontando para a boca)
No caminho eu comi um biscoito, que delícia: (apertar a pontinha da orelha)
No caminho eu sofri um assalto, mãos ao alto: (levantar os dois braços para o alto)
No caminho eu encontrei um doutor, ai que dor: (pôr as mãos na barriga num gesto fingindo dor)
No caminho eu encontrei uma serpente. tsssss: (imitar com um dos braços o movimento da serpente)
No caminho eu encontrei uma galinha, có có có: (com os dois braços imitar uma galinha batendo asas)
No caminho eu encontrei um monstro, bruáááá: (imitar um monstro terrível)
·         Palavra do dia: amor
O que é o amor? – Deixar que respondam livremente, pedir respostas diferentes.
·         Produção de texto ao som de Carinhoso orquestrada.
Leitura do texto em quadrinhos pela professora: Amor, uma força que transforma – Alfabetização sem segredos –Ética – pág. 61 e 62.
Cópia e leitura:
É preciso cultivar o amor nos pensamentos, nas palavras e nas ações. O amor facilita a convivência entre os grupos.
Amar não é agradar sempre, é fazer sempre o melhor para o próximo, mesmo que no momento ele ache que você não o ama, não lhe quer bem.
      Escreva contando de alguém que você ama, de quem ama você e como você trata as pessoas e as coisas que você ama. Depois ilustre com capricho.
Obs: Música para volta à sala:


Feche Os Olhos
Feche os olhos
Abra os olhos
Rode a cabeça,
E vá rodando,
Vá rodando devagar
Abra a boca
Feche a boca
Mexa o nariz
E vá mexendo,
Vá mexendo devagar
Levantando os és
Abaixando os pés
Esticando o corpo
Estique até onde puder
Mexa as mãos
Mexa as pernas
Mexa os dedos
E vá rodando,
Vá rodando devagar
Toque os ouvidos
Coçe as costas
Tocando a barriga
E vá tocando,
Vá tocando de vagar
Levantando os pés
Abaixando os pés Esticando o corpo
Estique até onde puder
Vá deitando
Devagar
Feche os olhos
E não se mexa, não se mexa até sonhar... Shhh




MATEMÁTICA

Correção: Escreva de 0 a 100 – nomes dos numerais: 1 ao 20, 30, 40... 100.

Terminar as atividades de ontem que não foram feitas.

1.    Escreva os sucessores e os antecessores de: 46, 113, 90, 332, 699 , 209, 554, 2.328, 59, 208.

2.    Qual é o sucessor de:

a)    65+2        b) 37+3          c) 234+12

3.    4 . Qual é o antecessor de:

a)    138-15        b) 189-89         c) 346-14

4.    Ditado de números – sondagem (folha separada)

14, 730, 128, 58, 20, 11, 16, 2, 1.310, 3.400.


Para Casa

1 - Qual letra vem antes e depois? I, O, R, X.

2 – Coloque em ordem alfabética: laranja, pera, maçã, limão, banana, abacaxi, jabuticaba, melancia.

Resposta: abacaxi, banana, jabuticaba, laranja, maçã, melancia, pera.

3 - Complete corretamente as frases usando o alfabeto maiúsculo e minúsculo:

a)    Quem nasce no ...rasil é ...rasileiro.

b)    ...ois mais ...ois são quatro.

4 – Escreva 3 palavras que sejam escritas com:

a)    letra minúscula:

b)    letra maiúscula e nome de pessoas:

c)    letra maiúscula e nome de lugares:

d)    letra maiúscula e nome de marcas:

5 – Escreva o antecessor e o sucessor de: 170, 1429, 199, 84, 321.


0 comentários: