Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Que saudades!

domingo, dezembro 07, 2014

Aguardem novos posts!

Atenção! Planejamento de 11/03 modificado!

terça-feira, março 11, 2014

Por motivos de força maior: disciplina, modifiquei o planejamento.
O que segue é o que realmente foi feito dia 11/03.

11/03 - terça-feira
LÍNGUA PORTUGUESA – PRODUÇÃO DE TEXTO
·         Correção do cabeçalho.
·         Escrita do alfabeto maiúsculo e minúsculo.
·         Cantar com os alunos: Ip Op
Ip op


Fui visitar minha tia em Marrocos, ip, op
fui visitar minha tia em Marrocos, ip op
fui visitar minha tia, fui visitar minha tia
fui visitar minha tia em Marrocos
No caminho eu encontrei um camelo ondulado
no caminho eu encontrei um camelo ondulado
no caminho eu encontrei, no caminho eu encontrei
no caminho eu encontrei um camelo ondulado
Ip au au au ip au/ ip op, ondulado
ip au au au ip au/ ip op, ondulado
ip au au au, ip au au au
ip au au au ip au/ip op, ondulado
No caminho eu bebi um guaraná, glup, glup...
ip au au au ip au/ ip op, ondulado, glup, glup...
no caminho eu encontrei um doutor, ai que dor...
ip au au au ip au? ip op, ondulado, glup glup, ai que dor, etc, etc, etc...


Para brincar, as crianças podem ficar em pé, mas farei sentados, cantar a música e fazer os movimentos de acordo com o que a letra sugere.
Na parte do "Ip. Op.", todos movimentam os polegares para cima e para baixo; quando começar a cantar "Ip au au au Ip au" deve se bater uma mão
na outra (como se estivessem limpando as mãos) e sempre que a letra da música sugerir que algo foi encontrado deve-se fazer um movimento referente ao objeto encontrado. E assim sucessivamente.
Exemplos dos movimentos:
No caminho eu encontrei um camelo ondulado: (imitar uma "onda" com o braço)
No caminho eu bebi um guaraná, glup glup: (fazer um gesto de como se bebesse algo, com o polegar apontando para a boca)
No caminho eu comi um biscoito, que delícia: (apertar a pontinha da orelha)
No caminho eu sofri um assalto, mãos ao alto: (levantar os dois braços para o alto)
No caminho eu encontrei um doutor, ai que dor: (pôr as mãos na barriga num gesto fingindo dor)
No caminho eu encontrei uma serpente. tsssss: (imitar com um dos braços o movimento da serpente)
No caminho eu encontrei uma galinha, có có có: (com os dois braços imitar uma galinha batendo asas)
No caminho eu encontrei um monstro, bruáááá: (imitar um monstro terrível)
·         Palavra do dia: amor
O que é o amor? – Deixar que respondam livremente, pedir respostas diferentes.
·         Produção de texto ao som de Carinhoso orquestrada.
Leitura do texto em quadrinhos pela professora: Amor, uma força que transforma – Alfabetização sem segredos –Ética – pág. 61 e 62.
Cópia e leitura:
É preciso cultivar o amor nos pensamentos, nas palavras e nas ações. O amor facilita a convivência entre os grupos.
Amar não é agradar sempre, é fazer sempre o melhor para o próximo, mesmo que no momento ele ache que você não o ama, não lhe quer bem.
      Escreva contando de alguém que você ama, de quem ama você e como você trata as pessoas e as coisas que você ama. Depois ilustre com capricho.
Obs: Música para volta à sala:


Feche Os Olhos
Feche os olhos
Abra os olhos
Rode a cabeça,
E vá rodando,
Vá rodando devagar
Abra a boca
Feche a boca
Mexa o nariz
E vá mexendo,
Vá mexendo devagar
Levantando os és
Abaixando os pés
Esticando o corpo
Estique até onde puder
Mexa as mãos
Mexa as pernas
Mexa os dedos
E vá rodando,
Vá rodando devagar
Toque os ouvidos
Coçe as costas
Tocando a barriga
E vá tocando,
Vá tocando de vagar
Levantando os pés
Abaixando os pés Esticando o corpo
Estique até onde puder
Vá deitando
Devagar
Feche os olhos
E não se mexa, não se mexa até sonhar... Shhh




MATEMÁTICA

Correção: Escreva de 0 a 100 – nomes dos numerais: 1 ao 20, 30, 40... 100.

Terminar as atividades de ontem que não foram feitas.

1.    Escreva os sucessores e os antecessores de: 46, 113, 90, 332, 699 , 209, 554, 2.328, 59, 208.

2.    Qual é o sucessor de:

a)    65+2        b) 37+3          c) 234+12

3.    4 . Qual é o antecessor de:

a)    138-15        b) 189-89         c) 346-14

4.    Ditado de números – sondagem (folha separada)

14, 730, 128, 58, 20, 11, 16, 2, 1.310, 3.400.


Para Casa

1 - Qual letra vem antes e depois? I, O, R, X.

2 – Coloque em ordem alfabética: laranja, pera, maçã, limão, banana, abacaxi, jabuticaba, melancia.

Resposta: abacaxi, banana, jabuticaba, laranja, maçã, melancia, pera.

3 - Complete corretamente as frases usando o alfabeto maiúsculo e minúsculo:

a)    Quem nasce no ...rasil é ...rasileiro.

b)    ...ois mais ...ois são quatro.

4 – Escreva 3 palavras que sejam escritas com:

a)    letra minúscula:

b)    letra maiúscula e nome de pessoas:

c)    letra maiúscula e nome de lugares:

d)    letra maiúscula e nome de marcas:

5 – Escreva o antecessor e o sucessor de: 170, 1429, 199, 84, 321.


11/03 - terça-feira

segunda-feira, março 10, 2014


 
LÍNGUA PORTUGUESA – PRODUÇÃO DE TEXTO

 ·         Correção do cabeçalho

·         Escrita do alfabeto maiúsculo e minúsculo

·         Palavra do dia: água

 
Qual é a sua gota de contribuição?

·         Conversar com os alunos sobre o Dia Mundial da Água – 22/03, questionar o que fazemos com água no nosso dia-a-dia e como viveríamos se a água acabasse.

 ·         Cópia e leitura:

Você sabia?

Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia.

Lavar o carro com a torneira aberta por meia hora gasta 480 litros de água.

Tomar banho de 15 minutos gasta 240 litros de água.

Escovar dentes com a torneira aberta, por 5 minutos, gasta 80 litros de água.

 

·         Produção de texto

Cada aluno escreve na sua gota qual será a sua contribuição para que não acabe a água no planeta, uma frase com uma ilustração.


 
 
MATEMÁTICA
Correção: Escreva de 0 a 100 – nomes dos numerais: 1 ao 20, 30, 40... 100.
Terminar as atividades de ontem que não foram feitas.
1.    Escreva os sucessores e os antecessores de: 46, 113, 90, 332, 699 , 209, 554, 2.328, 59, 208.
2.    Qual é o sucessor de:
a)    65+2        b) 37+3          c) 234+12
3.    4 . Qual é o antecessor de:
a)    138-15        b) 189-89         c) 346-14
4.    Ditado de números – sondagem (folha separada)
14, 730, 128, 58, 20, 11, 16, 2, 1.310, 3.400.
 
Para Casa
1 - Qual letra vem antes e depois? I, O, R, X.
2 – Coloque em ordem alfabética: laranja, pera, maçã, limão, banana, abacaxi, jabuticaba, melancia.
3 - Complete corretamente as frases usando o alfabeto maiúsculo e minúsculo:
a)    Quem nasce no ...rasil é ...rasileiro.
b)    ...ois mais ...ois são quatro.
4 – Escreva 3 palavras que sejam escritas com:
a)    letra minúscula:
b)    letra maiúscula e nome de pessoas:
c)    letra maiúscula e nome de lugares:
d)    letra maiúscula e nome de marcas:
5 – Escreva o antecessor e o sucessor de: 170, 1429, 199, 84, 321.


10/03 - segunda-feira


LÍNGUA PORTUGUESA
·         Correção do cabeçalho

·         Escrita do alfabeto maiúsculo e minúsculo

·         Palavra do dia: mulher

·         Receber cadernos de caligrafia

 
·         Gramática e ortografia

 

1.    Songadem:
SONDAGEM MARÇO 2014
 
NOME: _______________________________________________________
 
1 – DITADO DE PALAVRAS E FRASE
 
TORRADINHA, CAFÉ, MANTEIGA, PÃO, LEITE, MEL .        
 
AQUELA MENINA GOSTA DE LEITE COM CAFÉ E DE PÃO COM MANTEIGA.

 
2- PRODUÇÃO TEXTUAL: ELABORE FRASES CRIATIVAS COM AS PALAVRAS: MULHER, CARNAVAL E ESCOLA.

 

2.    Ordem alfabética

 ·         Explicar.

·         Atividades:

 
Lembre-se que:

Podemos escrever as palavras em ordem alfabética e para isso precisamos:

Saber de cor o alfabeto, observar a primeira, segunda, terceira, etc. letra e colocarmos as palavras na ordem do alfabeto.

 
1 - Coloque em ordem alfabética: geladeira, fogão, pia, mesa, cadeira, talheres, cozinha, janela, porta, chão, pratos, copos.

Resposta: cadeira, chão, copos, cozinha, fogão, geladeira, janela, mesa, pia,  porta, pratos, talheres.

 
2 – Qual letra vem antes e depois? B, D, E, L, G, H, J, A 
                                           

3 – Complete corretamente as frases usando o alfabeto maiúsculo e minúsculo:

a)    O ...rofessor falou com ....atrícia.

b)    Vou viajar de ...arro até ...ampinas.

c)    ...oberto matou um ...ato.

 

 4- Separe as palavras que são escritas com letra minúscula.das que são escritas com letra minúscula. Depois separe o que for nome de marca, lugar ou pessoa.

Coca-Cola, Bandaid, refrigerante, guaraná, Fanta, Brasil, Juliana, cobertor, Fantástico, Rede Globo, Argentina, Ribeirão Preto, colorido, Serrana, Havaianas, Ana, Roberta, pão, Lúcia.


a)    letra minúscula: refrigerante, guaraná, cobertor, colorido, pão.

b)    letra maiúscula e nome de pessoas: Juliana, Ana, Roberta e Lúcia.

c)    letra maiúscula e nome de lugares:Brasil, Argentina, Ribeirão Preto, Serrana.

d)    letra maiúscula e nome de marcas:Coca-Cola, Bandaid, Fanta, Fantástico, Rede Globo e Havaianas.

 

MATEMÁTICA

Os números naturais são infinitos.

1.    Escreva de 0 a 100 – nomes dos numerais: 1 ao 20, 30, 40... 100.

2.    Escreva os sucessores e os antecessores de: 46, 113, 90, 332, 699 , 209, 554, 2.328, 59, 208.

3.    Qual é o sucessor de:

a)    65+2        b) 37+3          c) 234+12

4.    4 . Qual é o antecessor de:

a)    138-15        b) 189-89         c) 346-14

5.    Ditado de números – sondagem (folha separada)

14, 730, 128, 58, 20, 11, 16, 2, 1.310, 3.400.

 

Para Casa

1 - Qual letra vem antes e depois? I, O, R, X.

2 – Coloque em ordem alfabética: laranja, pera, maçã, limão, banana, abacaxi, jabuticaba, melancia.

Resposta: abacaxi, banana, jabuticaba, laranja, maçã, melancia, pera.

3 - Complete corretamente as frases usando o alfabeto maiúsculo e minúsculo:

a)    Quem nasce no ...rasil é ...rasileiro.

b)    ...ois mais ...ois são quatro.

4 – Escreva 3 palavras que sejam escritas com:

e)    letra minúscula:

f)     letra maiúscula e nome de pessoas:

g)    letra maiúscula e nome de lugares:

h)   letra maiúscula e nome de marcas:

5 – Escreva o antecessor e o sucessor de: 170, 1429, 199, 84, 321.

 

 

 

 

Lembrando

quarta-feira, março 05, 2014

O ABC da Prô Erika também está no Facebook! Com as mesmas postagens, para que vocês possam visualizar por onde acharem mais fácil!



Quem puder e quiser clicar em CURTIR a página, eu agradeço!

Beijokas!!

07/03 - sexta-feira

MATEMÁTICAprimeiro e último horário.
Mat. e org.
Escrita de numerais – 200 a 300.
Número do dia: 45 – quarenta e cinco.
Escrita dos números de 0 a 100.

Para Casa
Escreva como se leem os números:
12
25
37
44
53
61
76
89
98


GEOGRAFIA
Registrar
O município
O município é formado pela cidade e pelo campo. A cidade é chamada de zona urbana e o campo de zona rural.
Toda cidade tem um centro. Ao redor do centro da cidade, formam-se os bairros.
Os bairros mais afastados do centro formam os subúrbios. As cidades pequenas não tem zona suburbana.
O campo ou a zona rural é a parte do município onde se costumam fazer plantações e criar animais. Aí ficam as fazendas, os sítios, as chácaras, etc.
Nos municípios em que as zonas urbanas e suburbanas cresceram muito, não existe a zona rural.

Atividades:
1.    Complete as frases:
a.    A cidade é chamada de zona:
b.    O campo é chamado de zona:
c.    A zona urbana e a zona rural forma o:
d.    Ao redor do centro da ........... formam-se os............
e.    Os bairros mais afastados do centro da cidade forma os .............

2.    Qual é o nome do município onde você mora?
3.    Você mora em qual zona do seu município?


Para colar no caderno

O ínicio
Um senhor nascido em Minas Gerais, chamado Serafim José do Bem, era dono de um pouso de descanso (um hotel bem simples) para os bandeirantes, que passavam pelo mato procurando ouro.
Quando o ouro começou a acabar, Serafim ficou sem hóspedes e mudou-se de Minas Gerais para São Paulo. Em são Simão ele comprou três fazendas na região de Serrana, com 3500 alqueires.
À margem do Córrego Serrinha, atual fazenda Santa Balbina, a casa da família do Bem foi feita, mas anos depois mudaram-se para onde é as esquinas das ruas Nossa Senhora das dores e Paraná. Ali, a família passou a cultivar a terra plantando apenas cereais, como arroz, feijão, milho e algodão para subsistência, e mais tarde começou a plantar cana-de-açúcar e doou muitas terras para a igreja.
Em 1897, o município de Cravinhos foi criado e em 1912 a Vila Serrinha, passa a ser distrito da cidade. Mas estava abandonada, sem subsídios para reverter em benfeitorias para o pequeno povoado, já que todo imposto cobrado na produção agrícola era revertido para Cravinhos. 
Em 1930, o Brasil vive um dos mais duros capítulos da história. São Paulo rompe com Minas Gerais. Após a 2ª guerra mundial, as indústrias de tecelagem contribuem para o desenvolvimento econômico de São Paulo, o algodão passam a ser cultivado. 
O agricultor que cultiva a terra e vê sua colheita render frutos passa a questionar-se porque os impostos pagos ao distrito não podem ser desfrutados quando sua família precisa de um médico ou mesmo de uma qualidade de vida melhor. Esse questionamento passa a imperar na cabeça de todos moradores de Serrana. 
Em 1945, Ângelo Cavalheiro assume o cargo de vereador em Cravinhos, representando na época, a pequena população de Serrana. Havia uma questão para que Serrana conquistasse sua emancipação. Era necessário que houvesse uma distância de 25 km entre Cravinhos e Serrana. 
Primeiramente mediu-se a distância sem chegar a um consenso técnico, resultando em 23,5km. O processo emperrou. Decidiram então que deveria ser medida a distancia entre a parada de ônibus de Cravinhos até a parada de ônibus de Serrana, surpreendendo os 25km necessários. 
Em 10 de abril de 1949 o governador de São Paulo, Armando Salles de Oliveira assina então o documento onde constava a emancipação de Serrana. 
Em 1950, Serrana pela primeira vez vai às urnas depositar seu voto para aquele que seria o primeiro prefeito da recém libertada cidade: Ângelo Cavalheiro, ele arrumou as ruas da cidade, construiu a ponte do Rio Pardo que tinha que ser atravessada com uma balsa, inaugurou o primeiro hospital da cidade, a Santa Casa de Misericórdia e a Igreja Matriz, trouxe a primeira ambulância e a primeira jardineira para transportar os alunos que estudavam em Ribeirão Preto, trouxe o Ginásio Estadual de Serrana, hoje Escola Estadual Deputado José Costa.

Aniversário - 10 de abril
Fundação – 1875 ( Serafim José do Bem)
Emancipação Política  10/04/1949 (Ângelo Cavalheiro)
Quem nasce em Serrana é - serranense
Altitude 568 metros acima do nível do mar (Clima Tropical)
Geografia área de 125,744 km² e 38.820 habitantes (IBGE – censo 2010)
Hidrografia Rio Pardo e Rio Tamanduá
Rodovias SP 271 – SP 333 (ligação com a Rod. Anhanguera e Aeroporto Leite Lopes)
Distancia da capital - 315 km
Dados demográficos
População total: 40.195 (de acordo com o Seade). Existe porém, uma população flutuante de aproximadamente 5.000 em virtude do período de safra, onde diversos trabalhadores vêm para a cidade em busca de trabalho.

HOJE
Prefeito: João Antonio Barboza
Vice-prefeito: Vinicius de Morais Pereira
Presidente da câmara: Denis Donizete da Silva



A cidade

Por que é necessário conhecer bem a cidade onde moramos? – deixar que os alunos se expressem.

Registrar:
Para ir de um lugar ao outro com facilidade, devemos conhecer bem a cidade onde moramos. Podemos também localizar os pontos mais importantes e até orientar as pessoas que chegam à cidade.
As cidades grandes são bem diferentes das cidades pequenas.
As cidades grandes possuem ruas e avenidas largas, prédios altos, viadutos, túneis, centros comerciais com muitas lojas e muito movimento de pessoas e de veículos.
As cidades pequenas são menos movimentadas as ruas são estreitas e as construções geralmente são baixas.
Nas cidades grandes e nas pequenas existem os bairros.
Os bairros ligam-se uns aos outros. Eles se desenvolvem ao redor do centro da cidade e são diferentes uns dos outros.
Os bairros podem ser:
·         Residenciais: têm mais casas do que comércio.
·         Comerciais: têm mais comércios, lojas, bares, supermercados, restaurantes,  do que casas.
·         Residenciais e comerciais: têm comércios e casas.
·         Industriais: onde existem muitas fábricas.
O bairro é formado pelos quarteirões, que são formados pelas ruas. Todo bairro tem um nome.

 Para casa

1.    Escreva o nome da sua rua e o do seu bairro.
2.    Observe, converse com sua família e responda, seu bairro é residencial, comercial, comercial e residencial ou industrial?
3.    O que você acha do seu município?

ARTE

Confecção de lembrança do Dia Internacional da Mulher.
Um grupo de alunos sai para anotar todos os nomes das mulheres que trabalham na escola e em qual lugar:
Secretaria:
Direção e vice-direção:
Coordenadora pedagógica:
Limpeza:
Cozinha:
Inspetoras de alunos:


Os outros grupos vão ajudar a recortar as peças para montar o marcador de livros.
Depois cada um faz um para uma das funcionárias. Podem fazer para as mães se quiserem e der tempo.