Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

São tantas emoções...

domingo, fevereiro 03, 2008

As manifestações de tensão da criança de seis anos atingem o máximo dos cinco anos e meio aos seis. Entre essas manifestações incluem-se explosões de gritos, birras e agressões físicas aos pais.
Perde o domínio de si mesma, tanto que por vezes é necessário que a mãe a leve ao quarto e deixe-a pensando no que fez. A mãe pode então fazer como a Super Nany, e dar-lhe um cantinho de pensamento, tirar-lhe algumas coisas que a ajude a compreender que errou e ainda, fazer-lhe um quadro que a auxilie a lembrar-se de suas obrigações.
É a idade de roer as unhas, colocar os dedos na boca, coçar o nariz, enrolar os cabelos, bufar, xingar, pestanejar, limpar a garganta, contrair os músculos da face, abanar a cabeça, gaguejar são algumas das reações da criança dessa idade.

6 comentários:

claudiabarbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
claudiabarbosa disse...

Olá! Eu sou a Prô Cláudia... Também sou professora e mãe de um menino de 6 anos. Apresenta as características que vc aponta na reportagem, está na fase de não querer tomar banho, escovar dentes.... e daí vai! Mas além de lindo é muito inteligente! Não fica sozinho, está sempre com um amiguinho por perto, faz amizade com facilidade e de todas as idades, todos gostam dele. Gostei muito dos assuntos do site. Parabéns!

Leonor Cordeiro disse...

Querida amiga,
Se você passar lá no bloguinho (http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br) vai encontrar um presentinho ... rs rs rs
Aceite o prêmio como meu reconhecimento ao lindo trabalho que você realiza aqui nesse blog.
Mil beijinhos !
Com carinho,
Leonor Cordeiro

Profe Márcia disse...

Oi Prô Erika, queria deixar registrado que achei teu blog maravilhoso.
Super caprichado e muito interessante.
Adicionei ele ao meu blog e sempre que posso dou uma passadinha por aqui.
Muito legal estas últimas postagens com características das crianças, foram muito úteis, pois este ano terei uma turma de nível B.
Um beijão
Profe Márcia

solange disse...

Oie prô Érika...
Minha filha tem 4 anos e já apresenta estes tiques nervosos q vc falou: fica nervosa e quer dar lição de moral, grite e etc.
Por favor, queria saber o que você acha?
Bjos

Emanoela disse...

Oi Prô Erica. Meu nome é Emanoela e gosto muito do seu blog. Eu já coloquei seu link no meu blog. Será que vc poderia me add no seu blog. O endereço é : ensinandocomamor.blogspot.com .bjs