Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

domingo, janeiro 27, 2008

A criança de 5 anos tem senso de humor e pode mentir sobre o que faz, se divertindo com isso. Contudo são mentiras inocentes. Se lhe perguntam, por exemplo, se ela fez o dever, pode RESPONDER QUE NÃO O FEZ E QUE NÃO O DESEJA FAZER, JÁ TENDO-O FEITO TODO.


Gosta de se adaptar à cultura em que vive. Gosta de se submeter a convenção social, de pedir licença e de esperar que a concedam. Assim, é uma ÓTIMA FASE PARA QUE APRENDA A FAZER USO DAS “PALAVRINHAS MÁGICAS” E DE ATITUDES ACEITAS E COBRADAS SOCIALMENTE. Sua atividade espontânea tende a ser bem controlada. Busca a orientação e o apoio dos adultos. Aceita ajuda de um adulto no que lhe é ainda pouco conhecido. Gosta de ser ensinada, para sentir o prazer do êxito e da aprovação social. Isso não significa entretanto que seja altamente sociável. Encontra-se mergulhada em seu mundo de uma forma que não consegue, por conseguinte, perceber o outro.


TRABALHA EM GRUPO COM NO MÁXIMO TRÊS PESSOAS e as orienta para atingir seus objetivos pessoais. Meninos e meninas se dão muito bem, não fazem separação, nem competição entre os sexos. Como não é muito agressiva, nem aquisitiva, entende-se bem com o grupo.
Tem certa noção de tempo, de ontem e de amanhã, mas compreende melhor o “eu” e o “agora”, do que o “outro” e o “daqui a pouco”, ou “depois”.


Consegue distinguir em si mesma a mão direita da esquerda, mas ainda não o faz no corpo do outro. Embora goste muito de atividades motoras violentas e de subir nas coisas, mostra compostura quando está em pé ou sentada. Tem uma harmonia de movimento, coordenação motora fina e grossa em profundo desenvolvimento.

0 comentários: