Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

domingo, janeiro 27, 2008

Eu

A criança de 5 anos tem maior domínio de si mesma do que o tinha aos 4. Está bem consciente da sua capacidade de assumir responsabilidades e de se comportar como as pessoas adultas, mostrando seu amadurecimento.
É tímida em um primeiro contato, mas lentamente estabelece relações. Tem necessidade de se programar para o que vai acontecer, podendo ficar pensando nisso por horas, ou dias e fazer perguntas, ou falar, sobre a situação que está por vir.
Sente-se plenamente segura em suas relações com a mãe, como se fosse ela. Vive numa relação de mútua dependência com ela, a obedece, gosta de lhe agradar, de lhe ajudar e de mostrar educação, mesmo quando não é necessário.
Tem boa memória do que já passou. Pode dar grande valor aos acontecimentos como o faz com suas coisas. Vive no mundo do aqui e agora, seu interesse nele é limitado pelas suas experiências imediatas, gostam de se sentir seguras.
O equilíbrio da criança de 5 anos é estável devido à harmonia do que ela vive e de suas necessidades. Faz parte do seu meio e o meio faz parte dela. Tem prazer em ajudar a mãe, gosta de ser agradável e de fazer as coisas como lhe dizem que precisam ser feitas (cuidado para não tolher a criatividade dos pequenos).
Não contesta mais tanto com não-queros, como o fazia com 4 anos, mas pode hesitar entre recusar e aceitar. Pode negar-se a fazer coisas por não se sentir capaz de fazê-las, ou por estar muito ocupada com outra coisa. Se lhe prometem uma recompensa, normalmente atendem prontamente.
Gosta que a elogiem, mas não precisa de tantos elogios como precisará aos seis. Pede sempre licença para fazer algo e diz o que vai fazer.
Tomam decisões, mas escutam explicações e podem mudar de opinião.
Embora seja naturalmente educada ainda não distingue o que está certo do que está errado, não tem preocupações com sua conduta, ou pensa apenas nas suas relações praticas com outras crianças. Certas crianças magoam-se profundamente se a chamam de má, o que lhe é pior do que apanhar ou ficar de castigo e ficam muito envergonhadas.
Se faz algo que não devia fazer, ou não queria, ou não tinha intenção de fazer, pode colocar a culpa em outra pessoa, objeto ou animal, normalmente o que estiver mais perto dela. Pode até colocar a culpa na mãe, dizendo-lhe “Olha o que você me fez fazer!”.
Em geral é verdadeira no que diz. Pode pegar algo que não é seu, pelo prazer de tê-lo, mas devolve prontamente se lhe for pedido.
Pode inventar histórias sobre si mesma, para sua defesa, mesmo que sejam estranhas.
Algumas crianças pensam que Deus podem ver tudo o que fazem. Fazem perguntas sobre ele, se é homem, com quem se parece, onde ele vive, o que ele faz. Pensa que se as pessoas vão para o céu depois que morrem, por que não caem de lá. Mas não se preocupa muito com a morte. Não concebe a idéia da própria morte e quando brinca de guerra, por exemplo, finge-se de morta sem problema.

1 comentários:

lu disse...

OI ERIKA,TD BEM? AQUI EM CASA MEU NETO PABLO DE CINCO ANOS TEM ++ CARINHO COM MEU FILHO DO QUE COM MINHA NORA,QUER FICAR EM MINHA CASA E ATE DORME E CHORA MUITO SE TENTAREM LEVAR -LO PARA A SUA CASA NOS FUNDOS DA MINHA.FALA SEMPRE QUE ME AMA E TEM MEDO QUE EU MORRA,SÓ DELE FALAR JA ESTA CHORANDO.CLARO QUE TENTO CONVENCE-LO QUE ISSO É NORMAL NA IDADE CERTA E QUE EU AINDA VOU FICAR COM ELE POR MUITOS ANOS.FALA QUE VAI CUIDAR DE MIM ,ASSIM COMO EU CUIDO DELE.FALA CONSTANTEMENTE QUE ME AMA E LOGO DEPOIS ME PERGUNTA PORQUE ELE ME AMA TANTO E LOGO DEPOIS PERGUNTA PRA MIM SE EU TBEM O AMO.FALA TDS OS DIAS QUE QUER MORAR COMIGO.EU CUIDO DELE DESTE O SEU NASCIMENTO E AGORA DA HANNAH,SUA IRMÃ DE TRES ANOS.TBEM MUITA AGARADA COMIGO.EU DOU TD CARINHO POSSIVEL PRA ELES++ COBRO TBEM RESPEITO E DICIPLINA EM TD CONTEUDO DE VIDA COMPATIVEL COM A IDADE DELES,CHEGO ATE A DAR UMA CHINELADA AS VEZES.++ ELES FALAM PRA MIM ASSIM;VOVÓ VOCE SÓ BATE QUANDO A GENTE FAZ BESTEIRA VARIAS VEZES.E EU AFIRMO.++ É UM GRUDE TOTAL E CLARO QUE EU ADORO TD ISSO.AGORA A MÃE DEU ELES DE PAPEL PASSADO PARA MEU FILHO E CONTINUA A VIVER AQUI NOS FUNDOS DA MINHA CASA,SÓ QUE ELA VIVE NA INTERNETE QUASE 24 HORAS.E MEU FILHO QUANDO CHEGA DO TRABALHO DA A ATENÇÃO A ELES E EU DOU TD O MEU DIA PRA ELES.SE ESTOU LAVANDO LOUÇA ,PEÇO PARA PABLO SECAR E PRA HANNAH GUARDAR,ELES SE SENTEM O MAXIMO.VIVO PRA ELES +++ ENSINANDO E COBRANDO BOAS MANEIRAS E TAREFAS TANTO ESCOLARES COMO DO DIA A DIA.O QUE VC ACHA DISSO TD,ESTOU AJUDANDO OU PIORANDO.MIL BJ