Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

domingo, janeiro 27, 2008

Para a criança de 5 anos algo é o que é e serve para o que serve. Por exemplo, um caderno é um caderno e serve para escrever. É empírica, ou seja, baseia-se na experiência e não na teoria, no conhecimento e não no estudo. Desenha o corpo humano com todas as partes – cabeça, tronco, membros, nariz e olhos, podendo até já fazer os dedos das mãos, pois já os conta. Pode copiar um quadrado, letras maiúsculas – bastão, podendo identificá-las muito de perto com alguma pessoa que conheçam ou algum objeto, cria uma espécie de personalidade para as palavras. É muito inocente em relação a coisas de causa e lógica, dizem, por exemplo, que “São Pedro está lavando o céu”, ao invés de pensar que “está chovendo”.
Suas relações com o meio são bastante personalizadas. Tem muito orgulho em possuir suas coisas, principalmente as que gosta mais, e um forte sentimento de posse em relação à elas.
Não está madura ainda para abstrair conceitos, tendendo a ser realista, concreta, referindo tudo a sua pessoa, sem se mostrar agressiva.
Não é propensa a extravagâncias, nem muito exigente. Gosta de fazer as coisas dentro do domínio de suas capacidades, pedindo ajuda dos adultos quando sente que precisa dela. Gosta de pequenas responsabilidades e direitos que dão conta de realizar. Dessa forma, atividades que não lhe exijam que ultrapassem, em muito, seus limites, lhe são mais favoráveis ao desenvolvimento. Quando se sente pressionada demais pode reagir com explosões de resistência ou ressentimento, mas logo se recompões. Possui um fundo de seriedade, pensa antes de falar, sendo mais ponderada do que quando tinha 4 anos.

0 comentários: