Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

domingo, janeiro 27, 2008

A criança de 5 anos...

Não consegue pôr de lado seu ponto de vista para tentar compreender o do outro. Tem noção de vergonha e de afronta e busca a simpatia e o aplauso. O REFORÇO POSITIVO É BEM-VINDO AQUI.
Gosta de levar para casa qualquer coisa que tenha feito na escola.
É um grande conversador, tem um vocabulário acrescido do que o que tinha aos 4 anos e libertou-se em grande parte da linguagem infantil, emprega com mais propriedade as conjunções quando conta algo. Já consegue contar histórias inteiras, podendo exagerar, mas não inventa com muita fantasia. Serve-se das palavras para clarificar a infinidade de coisas do mundo em que vive, é talvez mais na linguagem do que em qualquer outra área do comportamento que mostra uma leve tendência para sair fora dos limites, o que a ajudará a se desprender da mãe e do ambiente a que está ainda agarrada.
Ela está se ajustando e confia nos outros. Não deixa de ter suas ansiedades e receios, mas normalmente esses são concretos e temporários. Apresentam por vezes, medo de trovão, de escuro e de criaturas fantásticas. Tem medo de ficar sozinha, algumas chegam a ter surtos de medo e pânico se a mãe a deixa sozinha, ou se ela não está presente quando acordam.
Sonham freqüentemente e são propensas a ter pesadelos os quais tem mais animais horríveis e monstros do que pessoas.
Somaticamente encontra-se em equilíbrio, psicologicamente à vontade, pois sente-se bem consigo própria. Normalmente não faz birras exaltadas, quando muito batendo o pé quando não quer algo.

0 comentários: