Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

sábado, janeiro 26, 2008

Apetite

Tem uma mudança para melhor do apetite que tinha aos quatro anos. Embora não coma bem em todas as refeições, principalmente a última, costuma se alimentar melhor no café da manhã e no almoço. Dificilmente perdem o apetite quando estão doentes. Chegam a vomitar se lhe fazem depressa demais.

Como tem interesse em levar as coisas até o fim, come até ver o prato limpo, mastigando vagarosamente, ou seja, COME BEM, MAS DEVAGAR. Comem melhor se sentadas sozinhas, ou sem que lhe prestem muita atenção. Na mesa tende a tentar monopolizar a conversa, o que pode deixá-la ainda mais lenta na refeição. Costumeiramente seu apetite é maior do que sua habilidade com as mãos, o que pode levá-la a aceitar e até solicitar ajuda para se alimentar.

Gostam de comidas simples. O famoso arroz, feijão, bife e batata frita. Também gosta de leite, algum legume cru e frutas. Não apreciam muito molhos, suflês e pudins. Não gosta muito dos alimentos cozidos, como mandioca, batata e beterraba.

Começa a saber usar a faca, mas para espalhar manteiga e não para cortar o bife. O que continuará acontecendo durante alguns anos...

Pode continuar comendo mingau, mas como não gosta muito mais, pode dizer que só come se a mãe lhe der na boca. Entretanto deixa-se influenciar pelos exemplos dos outros, pessoas e televisão, chegando a mudar suas preferências. Procura melhorar sempre que lhe chamam à atenção por algo. Não costuma aceitar pratos novos com freqüência.

0 comentários: