Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

sábado, janeiro 26, 2008

Sono


A maioria das crianças de 5 anos não costumam cochilar de tarde, mas podem acabar pedindo para dormir mais cedo à noite, o que parece ser uma ajuda que o corpo lhe dá para se refazer do cansaço.

Uma vez na escola pode ser que deixem o sono da tarde para os finais de semana, ou o faça em dias de chuva. As meninas costumam passar mais tempo sem cochilar do que os meninos.

Na hora de dormir as crianças esperam que a mãe vá na frente e acenda a luz para ela, também gostam de dormir com algum brinquedo. É comum que tenham comportamentos totalmente diferentes. Algumas dormem logo, outras demoram um pouco mais, principalmente se ficaram excitadas durante o dia, ou se sabem que os pais irão sair e pedem que lhe leiam alguma história, ou que brinquem com algum brinquedo. Ainda há aquelas que gostam de ficar no escuro, cantando ou conversando com algum amigo imaginário. Algumas se levantam com freqüência para ir ao banheiro ou beber água, mas a maioria o faz sem pedir ajuda aos adultos. Depois de dormir, se levantam no meio da noite para ir ao banheiro, continuam a fazê-lo sem a ajuda dos adultos, mas informam à mãe onde foram antes de voltar para a cama.

Muitas dormem um sono só, outras têm sonhos e pesadelos freqüentemente. Normalmente com animais terríveis, chegando a gritar no meio da noite e demorando a acordar. Mas logo adormecem de novo.

Costumam acordar cedo e se viram para calçar o chinelo, ir ao banheiro e até escovar os dentes. Acabam se entretendo com algum brinquedo, televisão ou lápis e papel até que os adultos acordem.

0 comentários: