Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

sábado, janeiro 26, 2008

Roupas


É comum pais reclamarem que os filhos conseguem se vestir sozinhos, mas dizem que não querem fazê-lo. A verdade é que as crianças não costumam demorar para atender se é pedido que se vistam. Mas pode-se facilitar-lhe a tarefa se forem colocadas as roupas para ela em cima da cama, separadas. Ela já consegue abotoar todos os botões e gosta, ela mesma, de amarrar os sapatos, embora por vezes, esses ainda fiquem com os laços frouxos. Também podem vestir suas roupas pelo avesso.

Costumam se vestir mais rapidamente se têm a perspectiva de um prêmio, ou de um passeio. Algumas mães, dividem os dias da semana entre os de responsabilidade dela e os dos filhos, em colocar a roupa, marcando-os no calendário. Assim as crianças sentem-se motivadas à consultar o calendário, aprendendo a utilizá-lo como forma de registro e orientação temporal. As crianças precisam de orientação para realizar essa atividade, mas não precisa que a façam por ela.
Mesmo as meninas mais vaidosas não costumam ter muito cuidado com as roupas, por vezes podem se sujar e não costumam cuidar da roupa que tiram quando vão se trocar ou tomar banho.

0 comentários: