Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

sexta-feira, janeiro 25, 2008

CARACTERÍSTICAS MOTORAS



Atividade corporal


A economia de movimentos da criança de 5 anos contrasta com a expansividade da de 4 anos. Dá a impressão de ser mais moderada por se manter mais tempo numa posição, embora continue a mudá-las.
A de 5 anos é equilibrada e tem domínio do próprio corpo. Sobe e desce escada com facilidade, assim como saltita alternadamente sobre os pés. Mostra-se bem orientada em relação a direções que quer tomar. É capaz de realizar dois movimentos diferentes ao mesmo tempo, como jogar uma bola com a mão e chutá-la.
Adora andar de triciclo, patins e bicicleta, embora não se agüente neles por muito tempo. Gosta de subir em lugares e o faz com segurança. Também gosta de saltar de um lugar para o outro. Gosta de andar para lá e para cá na casa, ajudando a mãe a colocar a mesa, por exemplo.





Olhos e mãos




Senta-se ereta, pode mover-se ligeiramente para os lados, levantar-se e sentar-se novamente. Mesmo ficando mais tempo do que aos 4 anos em uma mesma posição, fica um pouco inquieta e movimenta-se, coçando-se, espreguiçando-se, tocando-se, sem sair do lugar. Embora tenha uma correlação de olhos e mãos eficientes, precisa de desenvolver os esquemas mais delicados.
Realiza atividades simples, de coordenação motora, com precisão e correção. Usa os brinquedos da educação infantil com mais habilidade e finalidade. Tem facilidade para montar um quebra-cabeça que lhe seja conhecido.
Sabe usar melhor as mãos, gosta de amarrar os sapatos, fechar zíperes, abotoar camisas. Tem habilidade de passar fios de lã em furos, chegando a virar o material de um lado para o outro para facilitar o trabalho.
Gosta de trabalhar com blocos lógicos, fazendo construções simples. Gosta de copiar objetos, letras, números e desenhos que lhe dão para modelo. Gosta de observar. Olha atenciosamente a mãe fazendo algo e depois a imita. É uma boa fase para jogos de imitação, como “Chefinho mandou”. Gosta de colorir desenhos que lhe dão e procura respeitar o contorno dos mesmos.
No desenho livre, desenha contornos com poucos detalhes. Faz desenhos planos e os acha esquisitos. Nessa idade já tem definida a mão dominante, embora para usar os blocos lógicos e apontar coisas, costume ainda usar as duas, não o faz para escrever, pintar, desenhar ou dar início à alguma atividade.

0 comentários: