Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

domingo, janeiro 27, 2008

COMO É O PROFESSOR DA TURMA DE 6 ANOS
De acordo com o documento do MEC, que orienta o Ensino Fundamental de nove anos (pág 24), o professor das crianças de seis anos que ingressam no Ensino Fundamental, precisa estar sintonizado com os aspectos relativos aos cuidados e à educação dessas crianças, ser portador e estar receptivo ao conhecimento das diversas dimensões que as constituem no seu aspecto físico, cognitivo-lingüístico, emocional, social e afetivo.
Quais os conhecimentos necessários ao desenvolvimento desse
trabalho?
Ele precisa ser ciente de que seu trabalho docente requer um continuado processo de formação, desenvolvendo atitudes investigativas, de alternativas pedagógicas e metodológicas na busca de uma qualidade social da educação.
Não há nenhum modelo a ser seguido, nem perfil ou estereótipo profissional a ser buscado. Entretanto, como analisa Ilma Passos Alencastro Veiga, “o projeto pedagógico da formação, alicerçado na concepção do professor como agente social, deixa claro que é o exercício da profissão do magistério que constitui verdadeiramente a referência central tanto da formação inicial e continuada como da pesquisa em educação. Por isso, não há formação e prática pedagógica definitivas: há um processo de criação constante e infindável, necessariamente refletido e questionado, reconfigurado.

1 comentários:

lu disse...

ERIKA VC PRA MIM ESTA SENDO MEU ESTEIO.COMO AVÓ E AJUDANDO A ALFABETIZAR MEU NETO,ME SINTO ++ SEGURA COM SUAS ORIENTAÇÕES.OBRIGADO ANJA.