Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

06/03 – quinta-feira

quarta-feira, março 05, 2014

Horário provisório (só para mim, já que ainda não temos a professora de Arte)

 Horário

Horário
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
12h30
Port e org.
Mat. e org
Port e org.
Mat. e org
Mat. e org
13h20
Port- gram.
Port-texto
Ciências
Port-prod.
Geografia
14h10
Port- ortog.
Port-texto
Ciências
Port-prod.
Geografia
14h30
Recreio
Recreio
Recreio
Recreio
Recreio
15h20
Ed. Física
Mat.
Mat.
História
Artes
16h10
Mat.
Mat.
Mat.
História
Mat.

 

Port. e org. – Almoço, LP – contação de história, correção do cabeçalho, escrita do alfabeto  maiúsculo e minúsculo, escrita da palavra do dia, correção do para casa, cadernos de caligrafia.

Mat. e org. - Almoço, correção do cabeçalho, escrita de numerais, escrita do número do dia, correção do para casa, resolução de operações e problemas.
 

MATEMÁTICA

Mat. e org.

Escrita de numerais – 100 a 200.

Número do dia: (data) 8 de março de 2014.
 
 
 
 


Calendário de março: pintar finais de semana de vermelho, pintar dias 4 – Carnaval, 5 – Cinzas,  8 - Dia Internacional da Mulher, 22 – Dia Mundial da Água, de laranja – Datas comemorativas.

Correção da escrita do número 462 de 3 formas diferentes, em egípcio – no quadro.

HISTÓRIA

 
O que é a quarta-feira de cinzas?

É na quarta-feira de cinzas que começa a quaresma, que são quarenta dias antes da Sexta-feira Santa, que vem antes do sábado de Aleluia e do Domingo de Páscoa. É uma comemoração da Religião Católica e as pessoas tentam nesses dias serem pessoas melhores, algumas não comem carne, só peixe, deixam de fazer algo que gostam nesses dias como um sacrifício para aprender a fazer algo de bom, ou deixar de fazer algo que não lhes faz bem.  

Adaptado de:


 
História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres recebiam bem menos do salário de um homem, para executar o mesmo trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram queimadas.

Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. E  no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

 Conquistas das Mulheres Brasileiras 

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

 
Entendendo o texto:

1.    O que quer dizer a palavra operária?

2.    Qual foi o motivo da greve que as operárias organizaram em 1857?

3.    Quais eram as reivindicações das operárias?

4.    Qual foi a consequência da greve para elas?

5.    Por que foi criada a data de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher?

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Produção textual

 
8 de março – Dia Internacional da Mulher

Colar a imagem de uma mulher e escrever uma frase bem criativa sobre o dia.

 


Para casa:

Converse com sua família e escreva nomes de mulheres que exerçam papéis importantes na nossa sociedade, como: escritora, professora, médica, cantora, atriz bailarina, policial, vereadora, prefeita, deputada, senadora, presidente, diretora e outras que você se lembrar. Escreva pelo menos 5 destes.

Obs: inverti a ordem do horário para a aula fazer sentido.

0 comentários: