Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Ainda sobre o trabalho em grupo de acordo com Gesell

domingo, março 02, 2014


 Os grupos podem ser mistos, mas a tendência é que sejam unilaterais. As meninas ficam quase sempre de risos e segredinhos e os meninos se divertem com lutas e travessuras, podendo ver-se em dificuldades com outros meninos. Fazem gozações uns dos outros. Meninos e meninas desdenham cordialmente uns dos outros, especialmente sobre aqueles por quem tem afeição.
 Esse recíproco desdém faz parte da tendência do mecanismo de desenvolvimento deles, tem a mesma lógica de retraimento que os leva a libertarem-se, até certo ponto, dos laços familiares. Uma aproximação tem de ser contrabalanceada por um afastamento. A criança precisa para crescer, de adquirir o sentimento de sua posição individual, nãoa penas em relação aos pais, mas também relativamente ao sexo oposto.
 Assim, cada um dos sexos exprime um certo desprezo pelo outro, definindo distinções psicológicas que se encontram em elaboração, quer auxiliadas pela cultura, quer independentemente desta.
 Essas aversões não se observam em relação às crianças menores. Ambos defendem os irmãos mais novos e os protegem, mesmo sendo de outro sexo. 
 A criança de nove anos é relativamente descuidada na sua aparência e vestuário. As meninas estão mais perto da puberdade do que os rapazes, por isso interessam tanto em maquiagens e arrumar os cabelos, mesmo que tragam a roupa e os sapatos sujos, ou os dentes sem escovar.
 Nessa idade, a personalidade está tentando reafirmar-se e reorganizar-se. Apesar de necessitarem de estímulos, não são muito dependentes de elogios e podem até manifestar surpresa quando recebem um, mas aceita-o e colhe seus benefícios.
 Demora mais tempo ao fazer a lição do que quando tinha 8 anos, manifesta mais interesse pela técnica e pela perícia de execução, analisa seus movimentos, mostra-se mais interessada em exercitar suas aptidões. Por vezes pode ser uma pessoa razoável e bem equilibrada, outras exagerar em qualquer coisa que lhe agrade, repete essa coisa várias vezes.
 Pode ainda querer ver o mesmo filme várias vezes seguidas, repetindo uma experiência com ligeiras variações que a ajudam a assimilar e apurar informações. É menos dispersa, mais organizada do que aos oito anos. É auto motivada, não precisa que alguém lhe diga o que tem que fazer, quando já sabe o que é para fazer.
 Sua emotividade é mais sensível, mais apurada, pode autoanalisar e fazer críticas sociais. A consciência está nitidamente a formar-se dentro delas, sua emotividade acha-se tão amadurecida que é capaz de detectar diferenças sutis nas maldades dos outros e de sentir quando as suas próprias maldades são dignas de censura. Quer ser franca com toda a gente, comenta acerca da injustiça de um adulto, é realista em questões de moral.
 É um tanto cética, não acredita mais em coelhos da Páscoa, em Papai Noel, mas não destrói a fantasia dos menores que ela. Acredita na sorte e no acaso, mas também na lei, por isso é tão ansiosa por descobrir como é que as coisas se fazem e por que elas são o que são. Procura a correção e a explicação de seus erros, não liga muito para religião.

0 comentários: