Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Primeiro dia de aula - 19/02 - quarta-feira

domingo, março 02, 2014



 Apresentação da professora e boas-vindas - fiz um cartãozinho para os alunos, o qual acabei entregando na sexta-feira, por diversos motivos. Eles demonstraram que gostaram, deixei que colassem ondem quisessem, como colante. Personalizei só o nome de cada um, mas a mensagem era a mesma para todos.

Regras e combinados:
Aqui há um impasse no meu cérebro,... porque literalmente induzi os combinados. A sala era bastante desafiadora, os alunos levantavam, gritavam ao invés de conversar e pareceram não gostar muito de trocar de professora. Então fui impositiva e manipuladora. Confesso!

Minhas regras, com as quais eles concordaram após a explicação de cada uma delas e fiz disso os combinados, que foram digitados e postos na parede!

1ª - Só conversar quando a professora pedir.
Explicação: às vezes teremos atividades em grupo, em dupla, e teremos que conversar para resolver, nessas horas vou pedir que vocês se comuniquem, quando você quiser falar, levante a mão e espere, o fato de você levantar a mão não lhe dá absolutamente o direito de falar. Dedo não tem boca, portanto evite levantar a mão e me chamar, eu irei ignorá-lo, pois sigo mesmo as regras.

2ª - Quando a professora falar, deixe tudo o que estiver fazendo e preste atenção!
Explicação: não vou pedir sua atenção à toa, portanto se eu o fizer, quero-a imediatamente. Não segure o lápis, todos os lápis adoram trabalhar, se você ficar segurando-o irá escrever sem notar (fato, isso acontece ainda mais se o aluno estiver atrasado, ou tiver lição no quadro - observem e verão). Olhem nos meus olhos, pois eu estou falando com vocês. Não tem como eu, sendo uma só, olhar para todos ao mesmo tempo, mas eu sou só uma, então todos devem olhar para mim. Não é hora de mexer nos cadernos, nas bolsinhas de lápis, no cabelo, em nada.

Obs: quando os alunos são menores peço que coloquem as mãos na coxa enquanto eu falo.

3ª - Ter postura de aluno.
Explicação: Quando vocês disserem isso, automaticamente a maioria dos alunos irão sentar-se como julgam ser corretamente na carteira) Todos estão na escola há tempo suficiente para saber como devem ou não se comportar. Fizeram bem, sentar-se corretamente é uma das posturas que um aluno deve ter, quais são as outras? Eles disseram, eu listei no quadro e acrescentei algumas.

No final todos copiaram os combinados no caderno, com as posturas ditadas por eles. Nessa idade é normal que reclamem, não levem a sério, eles reclamam por reclamar, mas fazem e entendem que tem que fazer.

No cartaz da parede ficaram apenas as 3 regras, sem as explicações.

 Disse a eles que sempre que um aluno descumpre uma regra, eu como professora, tenho o dever de ajuda-lo a aprender como se comportar em outro lugar social como a escola, portanto sempre vou lembra-lo do combinado, isso não é uma bronca e não pode haver "zoação" dos colegas.

Língua Portuguesa 
 
Brincadeira de soletrar o nome
Material: uma bola de borracha pequena ou média, que caiba nas mãos dos alunos.
Alunos em círculo.
Explicação: Coloque a mão que você escreve para frente, depois segure a bola, diga seu nome em voz alta e depois soletre-o. Jogue-a no chão a cada vez que você disser uma letra do seu nome, você só pode usar a mão que está para frente, a outra fica nas costas.

Foi meio frustrante, porque não se mantinham no círculo, brigavam o tempo todo, os que já tinham ido saíam do círculo e ficaram brigando com os demais, mas acompanhei um por um e fui até o final.

Eu tinha planejado muito mais coisas para esse dia, mas devido a algumas ocorrências disciplinares, foi o que consegui fazer com eles no primeiro dia.

0 comentários: