Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

24/02 - Segunda-feira

domingo, março 02, 2014

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e Interpretação de texto – Texto narrativo

Conversa com os alunos:
Você brinca muito: em casa, no recreio, sozinho, com colegas ou amigos?
Sua família e todos os adultos que você conhece também brincaram quando eram crianças.
Com que brincadeiras você costuma se divertir no recreio? E em casa?...
Para algumas brincadeiras depende de ter um brinquedo. Para outras, não. Dê exemplos.
Será que sua família brincava do mesmo jeito que você brinca hoje? Será que eles tinham os mesmos brinquedos?

Vou ler uma história que mostra como os brinquedos de antigamente eram diferentes dos brinquedos de hoje. A história é só uma parte de um livro que se chama Troca de Segredos, do autor Ronaldo Simões Coelho. Nesse livro, um menino conta que seu avô chegou com um embrulho onde diz guardar seus segredos, ouça a história e observe as ilustrações.

O texto se encontra no livro de Magda Soares: Um proposta para o letramento – volume 2

Interpretação oral

Veja a figura de um bilboquê e tente descobrir, o que é e como se joga?
O avô não sabia jogar videogame, o menino sabia. E você sabe o que é e como jogar?

Interpretação escrita
Agora que já são conhecidos os brinquedos e brincadeiras de que fala o texto, leia silenciosamente a história e responda às perguntas:

1. Observe o título do texto. O avo e o menino trocaram de brinquedos. Por que os brinquedos eram segredos?
2. Qual foi o resultado da troca de segredos entre o menino e seu avô?

Produção de texto

Faça uma lista das brincadeiras que você conhece.
Em grupo, sem repetir brincadeiras, faça uma lista de brincadeiras do grupo.
Agora vamos fazer uma lista de brincadeiras da turma.

Quantas brincadeiras apareceram?
Quais precisam de brinquedo?
Há brincadeiras ou brinquedos que são só de meninos ou de meninas?
Que brincadeiras ou brinquedos não são conhecidos pela turma toda?

As brincadeiras que a turma não conhecer deve ser demonstrada por quem a conhece. Os brinquedos podem ser descritos, dizendo como se brinca.

MATEMÁTICA


Construir com a turma um gráfico dos brinquedos mais utilizados usando o caderno quadriculado, se possível.

Hoje sei que tem aula de Educação Física, mas não sei bem o horário. Então se der tempo, volto na Matemática que não terminamos.

Atividades com os numerais egípcios. - Livro do Dante.
Atividades com o calendário. Sei que o mês está no fim, mas posto o modelinho também. Mês que vem tem outro.

0 comentários: