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A vida escolar de nove anos, segundo Gesell

domingo, março 02, 2014



 A criança gosta da escola. A rotina de se arrumar tornou-se mais fácil, já é capaz de controlar melhor os eu tempo e agora é dela a responsabilidade de chegar no horário.
 tem dificuldades de se lembrar de levar o material necessário, mesmo que tenha planejado fazê-lo e que já tenha posto parte do material na pasta, precisa ainda que a lembrem. Os pais não devem ficar nervosos com isso, devem se lembrar como se aprontam agora rapidamente, como reparte bem o seu tempo. 
 Quando levam para a escola um material inadequado aceitam melhor que não deveriam tê-lo levado e deixam-no até a hora da saída.
 Conta na escola mais coisas sobre sua vida doméstica e das atividades de ar livre do que conta em casa o que aconteceu na escola.
 Não fala muito da professora em casa, mas a imita e fala de seus modos de falar e agir.
 Muitas professoras reclamam que é a sala mais difícil de se trabalhar, mas devem se lembrar que essa criança é individualista, com gostos e desagrados bem definidos. Quer ser independente da professora, mas no seu trato com ela procura ser razoável e ressente-se de quaisquer decisões que lhe pareça injusta.
 A professora só deve ir ao auxílio da criança quando ela realmente precisa dela. A criança está mais presa ao estudo do que à professora.
 A criança não gostar de uma professora pode ligar-se ao fato de não gostar de determinada matéria. Essa criança de 9 anos tem medo de não conseguir bons resultados e depois ficar com vergonha de não ter conseguido.
 Sente-se mais feliz em trabalhar em um grupo onde possa atuar no seu ritmo do que em algum que seu ritmo seja mais lento que os dos demais.
 Cada uma tem uma mania de chegar na sala e pode ser que a professora tenha que lhe chamar atenção para a lição, mas uma vez começada a aula, cada uma pega seu caderno e faz um ou outro comentário acerca da tarefa e põe mãos à obra. 
 Obs: Ou seja, a quantidade e a diversidade de atividades deve ser boa o suficiente para não deixa-los enfadados, nem desmotivados.
 Essa criança pode até ver o trabalho do colega, mas prefere a orientação da professora.
 Podem se impacientar com um colega mais atrasado, anseia por boas notas e um fracasso pode desencorajá-la.
 Se ela enfrenta uma atividade que lhe parece desagradável, dizer-lhe até onde terá que ir e o tempo aproximado que irá gastar economiza reclamações. Procura atingir o objetivo o mais depressa possível.
 Reclama que não tem boa memória, melhor passar sempre atividades escritas para casa.
 Gostam de ler para se informarem e obter dados reais.
 A escrita deve ser utilizada para fins práticos. Há crianças que fazem seus diários, gostam de escrever bilhetes, cartas.
 Gosta de copiar, pensa que é uma forma de melhorar a sua memória fraca.
 Muitas preferem a Matemática, ou a odeiam, podendo variar sua opinião quando entendem a lição, ou não. 
 Prefere geralmente o trabalho escrito ao oral.
 Gosta que a professora a ajude a saber onde errou em suas contas, ainda não o consegue fazer sozinha.
 Tem interesse pelos preços das coisas e imagina numerosos problemas práticos relacionados com os números que se lhe deparam na leitura ou nas conversas.
 Normalmente tem um amigo predileto na sala, com quem brinca e o defende, protegendo-o. Os meninos formam pares mais unidos. Gostam de praticar jogos orientados por adultos.
 Obs= ótima oportunidade para atividades lúdicas.
 Ainda há muito o que ler e dividir com vocês sobre essa idade, mas já tive algumas ideias, como o trabalho em grupo e entendi melhor a postura de algumas crianças. Reler é sempre uma surpreendente aventura, pois cada olhar é único.

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