Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

Resolvendo o problema de disciplina

domingo, março 02, 2014

TRABALHO EM GRUPO

 Bom, até agora então o que eu entendi é que meus alunos são resmungões, mas eu devo ignorar isso, é da idade, gostam de desafios, não gostam de ser tratados como crianças e que devo propor trabalho em grupos. Ótimo, creio que posso tentar, já fiz algumas vezes.
 Bem, vou tentar assim, creio que deixarei que eles façam os grupos por afinidades, já que há alguns grupos que brigam em sala de aula. Se der problemas, eu mudo os alunos de grupo com diálogo.
 Definidos os grupos, precisamos definir as regras.
 Costumo trabalhar assim:
 1 - Quem termina primeiro deve ajudar quem ainda não terminou.
 2 - Ajudar não é dar a resposta! Se você dá a resposta seu amigo não aprende. Só aprende quem faz! 
 Obs - Costumo conversar com os alunos e comparar o aprender com o andar de bicicleta. Se alguém anda por você, você aprende? Normalmente a maioria responde que não. Invento até uma história de um menino que foi andar de bicicleta e o melhor amigo ofereceu para ensinar, foram para uma praça e quando estavam andando o colega que estava na bicicleta foi andando e explicando tudo para o dono da bike. Quando o colega foi andar o que houve? Eles sempre me responde que o menino não aprendeu. Pois bem, só aprende quem faz! Se você deixar o seu amigo fazer para você, você deixará de aprender!
 3 - Todo grupo tem um líder por dia, responsável ao ver se todos terminaram a lição, se alguém precisa de ajuda e é o único que pode levantar e ir falar comigo. Ele representa o grupo! Um líder por dia, escolhido pelo comportamento, ou votado pelo grupo.
 4 - Só corrijo a lição do grupo, quando for no caderno e não coletiva (no quadro), quando todos do grupo terminarem.
 5 - Não pode brigar com o colega, só ajudar. Se ele precisa de muita ajuda o líder pode conversar comigo para eu ajuda-lo.
 6 - Colegas que atrapalham o grupo, ficam conversando, bagunçando ou se recusam a fazer a lição tem o destino decidido pelo grupo. Pode ficar sem recreio, ter que ir para outro grupo, ficar sem ed. física. (embora eu ache isso muito errado, muitas vezes foi a única solução encontrada. é como se eu dissesse, você fez bagunça, fica sem aula de Português! Ed. Física é conteúdo relevante ou brincadeira?). Podem também levar advertência para casa, para ser assinada pela família, o que não pode é continuar atrapalhando o grupo.
 7 - Só faça com o outro o que você gostaria que fizesse com você.
 Isso vale muito na hora das assembleias de punição, de ajuda, etc.

 Vou começar amanhã, vamos ver se vai funcionar, vou tentar por duas semanas.

0 comentários: