Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento..." Paulo Freire

Aprender

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." Sócrates

Conhecer

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros." Bill Gates
 

25/02 - terça-feira

domingo, março 02, 2014



LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA

Verificar as listas de brincadeiras feitas pelas crianças.

Leitura: 

Silenciosa pelos alunos e depois junto comigo.

O CARNAVAL

Origem do Carnaval
O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe a origem exata dessa comemoração, da Grécia ou do Egito. É uma tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos. Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma. Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (francesa) e o confete (espanhola) chegaram ao Brasil em 1892. Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.
No início, o carnaval era animado com canções portuguesas, como as quadrilhas. Só em 1870 é que surgiu uma música tipicamente brasileira, o maxixe. Uma tradição do carnaval eram as brigas com ovos, limões, água e farinha, já cultivada em outros países. Até as orgulhosas senhoritas da alta sociedade participavam. Das varandas das casas, moças vistosas jogavam ovos e água nas pessoas que passavam na rua.

Carnaval de rua
Desde o início do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foram assim que apareceram os blocos e os cordões, grupos que cantavam músicas próprias e que deram origem às escolas de samba, o qual por sua vez, teve sua origem em antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos para o Brasil e chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que foram para lá. Hoje, nos estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multidão de pessoas, entre brasileiros estrangeiros. Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e crianças.

Interpretação oral do texto:

Nessa atividade o importante é que os alunos se reportem ao texto novamente em busca das respostas ao invés de tentar adivinhá-las e entendam que isso é interpretar um texto e não dar a resposta do que se lembra, ou a qual se acha correta. Não é um jogo de "chute".

1. Para que serve esse texto? Esperando que os alunos digam que o texto serve para saber sobre o Carnaval, explicar que textos que nos dão informação são chamados textos informativos e são diferentes dos narrativos, que nos contam histórias com personagens.

2. Onde surgiu o Carnaval?

3. De onde veio a serpentina? E o confete?

4. Como era comemorado o Carnaval antigamente?

5. Como se comemora o Carnaval no Brasil hoje?

Ortografia

Carnaval - ar - er - ir - or - ur

Procure no texto e pinte palavras que apresentam esses sons, como em Carnaval. Com o r depois da vogal. Escolha uma e forme uma frase afirmativa bem interessante com ela usando ponto final.

As palavras são:
carnaval, popular, portugueses, tarde, surgiram, marchinhas, serpertina, arleguim, preserva, parte, portuguesas,surgiu, orgulhosas, participavam, cordões, por, nordeste, festejar, Pernambuco. _ No quadro escrevi só 10 e ofereci, para quem achar mais palavras, uma estrela azul.

MATEMÁTICA

Continuação dos numerais egípcios - essas atividades são para que os alunos compreendam como os números surgiram, que eles têm uma história. Não vou aprofundar muito no assunto, mas tem como usá-las para fazer operações matemáticas que serão úteis no entendimento da nossa forma de realiza-las.

1 - Escrita dos numerais egípcios
2 - Comparação desses numerais com os nossos em forma de reescrita.
3 - Operações: Adição, subtração, multiplicação e divisão simples, utilizando nossos numerais e escrevendo a resposta com os números egípcios.

Para Casa
1 - Recortar e colar palavras com o r depois da vogal, como em Carnaval. Escolher uma e produzir uma frase triste com ponto final.

2 - Transcrever numerais egípcios no nosso sistema de numeração decimal e vice-versa.

0 comentários: